1º/3º Grupo de Aviação – Esquadrão “Escorpião”

1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação – Esquadrão “Escorpião”

Uma das mais novas unidades da Força Aérea Brasileira, o 1º/3º Grupo de Aviação – 1º/3º GAV recebeu suas tripulações e equipamentos no dia 5 de abril de 1995, sediado na Base Aérea de Boa Vista – BABV, Estado de Roraima.

A BABV foi criada no dia 15 de maio de 1984 e, a 25 de setembro do mesmo ano, foi para ela deslocada a 1ª Esquadrilha do 7º Esquadrão de Emprego Tático e Adestramento. A 1ª/7º ETA operou aeronaves do tipo C-95B Bandeirante até 1988, quando foram recebidos os C-98 Caravan.

Dada a importância da região Amazônica para o Brasil, o Ministério da Aeronáutica houve por bem converter a 1ª/7º ETA em uma Unidade de Emprego Leve, operando aviões AT-27 Tucano, os quais podem carregar armamento.

No mês de dezembro de 1994, a Esquadrilha foi efetivada na BABV a fim de desempenhar as atividades ligadas à Tarefa Operacional de Superioridade Aérea. No dia 5 de abril do ano seguinte, a 1ª/7º ETA foi extinta e suas tripulações e equipamento foram transferidos para o Núcleo do 1º/3º GAV, então recém ativado.

Dentre as missões atribuídas ao 1º/3º GAV encontram-se as de interceptação e ataque, reconhecimento armado, reconhecimento visual, ligação, observação, lançamento, controle aéreo aproximado e, eventualmente, aquelas ligadas à tarefa de Operações Aéreas Especiais.

Em setembro de 2001 o Esquadrão passou a ser uma unidade da Aviação de Caça e, sendo o único Esquadrão operacional da FAB sediado acima da linha do Equador, são, com justiça, os nossos Guerreiros do Hemisfério Norte!

Em novembro de 2005, o Esquadrão recebeu os dois primeiros exemplares da moderna aeronave A-29 Super Tucano.

* Agradecimentos ao 1º/3º GAV e ao Cel.-Av. A.R. Biasus pela colaboração na preparação desta página.

Bibliografia:

  1. Histórico do 1º/3º GAV. 1997.
error: Conteúdo protegido!!!