1º/14º Grupo de Aviação – Esquadrão “Pampa”

1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação

O 1º/14º Grupo de Aviação – Esquadrão “Pampa” foi ativado na Base Aérea de Canoas em 24 de março de 1947. Suas origens remontam aos dois grupos de caça que operavam em Canoas, o 3º Grupo de Caça (3º Gp Ca) e o 4º Grupo de Caça (4º Gp Ca).

O 3º Gp Ca foi a primeira unidade de caça da FAB sediada no sul do Brasil, tendo sido uma das duas unidades aéreas (a outra era o 1º Grupo de Bombardeio Leve) criadas em agosto de 1944, como componentes do 3º Regimento de Aviação. Em 1945, foi criado o 4º Gp Ca, mas esse grupo não chegou a ser ativado e, na prática, ambos os grupos operavam como se fossem um só. Ambos foram equipados com caças Curtiss P-40 nas versões E, K-10, K-15, M e N.

Através do Decreto Nº 22.802, de 24 de março de 1947, foram extintos todos os regimentos de aviação e os grupos a eles subordinados (de caça, de patrulha, de bombardeio leve e de bombardeio médio). O mesmo decreto estipulou a criação de grupos de aviação, absorvendo o pessoal e material sob carga dos extintos grupos. Assim, o 1º/14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV) foi formado a partir do 3º Gp Ca e do 4º Gp Ca, passando a operar os P-40 utilizados até então por aquelas duas unidades de caça.

Os P-40 foram utilizados por um período de 10 anos, até que em 1954 tiveram de ser desativados, após alguns acidentes fatais causados por falhas estruturais nos aviões.

No dia 24 de setembro de 1954, o 1º/14º G Av entrou na era do jato, ao receber seis Gloster Meteor F-8 e dois TF-7. Após 12 anos de operações, quando mais de 20.000 horas de voo foram totalizadas, os Meteor foram desativados, por apresentarem fissuras na longarina principal da asa.

Em fevereiro de 1967 chegavam os primeiros aviões Lockheed TF-33, os quais foram utilizados por apenas 9 anos.

Em 1974, os TF-33 operados pelo 1º Grupo de Aviação de Caça e pelo 1º/4º GAV foram transferidos para Canoas, concentrando as operações dos TF-33 junto ao 1º/14º GAV, até a desativação dos mesmos em 1975.

O 1º/14º GAV entrou então em fase de preparação para receber o seu novo avião, o Northrop F-5E/B Tiger II, enviando pessoal de voo e mecânicos ao Rio de Janeiro para familiarização com o F-5.

A própria BACO passou por reformas para receber as novas aeronaves que estavam por chegar. No dia 26 de novembro de 1976, doze F-5E, comandados pelo Ten.-Cel.-Av. Volnei, Cmt. do Esquadrão, chegaram a Canoas, iniciando assim a era supersônica de operações do 1º/14º GAV.

Ao Esquadrão foi atribuída inicialmente a execução de missões de perfil aerotático, de ataque ao solo, com capacidade de deslocamento apoiado por reabastecimento em voo.

Em 1988, novas aeronaves F-5E/F, adquiridas dos EUA, são destinadas ao 1º/14º GAV, e com a chegada destes o Esquadrão passa a ter como missão primária a defesa aérea. São mantidos em alerta, 24h por dia, equipagens para efetuar qualquer interceptação de aeronaves hostis ou que apresentem problemas em voo.

Os Tucanos do Pampa eram camuflados em padrão similar ao USAF Southeast Asia, levando na cauda o código “CO”, indicativo da BACO e no topo da empenagem a faixa azul com estrelas do Esquadrão.

Em 1994 o Esquadrão Pampa completou 100.000 horas de voo, utilizando aeronaves P-40, F-8/TF-7, TF-33, F-5 e AT-27. Completando seu jubileu em 1997, seus pilotos e equipagens de terra, de hoje e de outrora, podem se orgulhar de seus feitos – sempre garantindo a soberania do Espaço Aéreo Brasileiro.

O primeiro F-5EM modernizado foi recebido pelo Esquadrão no dia 21 de setembro de 2005. Essas aeronaves dispõem de um potente radar, um painel de instrumentos eletrônico equipado com HUD e dispositivos passivos de detecção de radar (RWR) e lançadores de “chaff” e “flare”.

No dia 18 de março de 2024, o 1º/14º GAV alcançou a expressiva marca de 100.000 horas de voo em aeronaves F-5E, F-5F, F-5EM e F-5FM.

Bibliografia:

  1. C. Lorch, “A Caça Brasileira – nascida em combate”, Action Editora, Rio de Janeiro, 1993.
  2. “PAMPA 100000 h – A Conquista do Céu Brasileiro pelo 1º/14º Grupo de Aviação”, Edição Histórica, 01 de dezembro de 1994, Base Aérea de Canoas.