Aérospatiale CH-34 Super Puma

O Aérospatiale AS.332 Super Puma foi projetado a partir de 1974, a partir do Aérospatiale SA.330 Puma. As principais diferenças consistem no uso de um grupo motopropulsor mais potente, além da cauda, a qual é provida de uma quilha ventral, para melhorar a estabilidade direcional.

O primeiro protótipo voou em 13 de setembro de 1978 e os primeiros exemplares de produção foram entregues em 1981. Em 1982 começaram a ser entregues os primeiros exemplares da versão militar AS.332M, cuja cabine é 76cm mais longa, o que permite acomodar mais 4 soldados.

Em 1992, a empresa Eurocopter, resultado da fusão de várias empresas européias, incluindo a Aérospatiale, redesignou as versões militares do AS.332 Super Puma como AS.532 Cougar. As versões de fuselagem curta passaram a ser designadas como AS.532AC e AS.532UC (armadas e desarmadas, respectivamente); as de fuselagem longa, AS.532AL e AS.532UL; e as navais, todas de fuselagem curta, são as AS.532MC e AS.532SC (de busca-e-salvamento e ataque anti-submarino/anti-navio, respectivamente).

No Brasil

Empregados desde 1986 até o presente, a FAB recebeu inicialmente 10 aeronaves AS.332M Super Puma, os quais foram designados como CH-34 e matriculados FAB 8730 a 8739. Foram empregados inicialmente pelo 3º/8º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea dos Afonsos.

Em 20 de março de 1997, foi recebido um exemplar para missões de transporte VIP, da versão AS.332M1, o qual foi designado como VH-34 e recebeu a matrícula FAB 8740. Além de ser configurado internamente para tais missões, o VH-34 8740 tem um aparelho de ar-condicionado externo, situado atrás da cabine de pilotagem, à esquerda da fuselagem; a pintura também é a padrão VIP da FAB, com a fuselagem branca e uma faixa em azul na fuselagem.

CH-34 8733 (foto Rudnei Dias da Cunha).
VH-34 8735 (foto Ricardo Hebmüller).
VH-34 8740 (foto Ricardo Hebmüller).

Em 8 de julho de 2004, o VH-34 8740 foi transferido para o Grupo de Transporte Especial, a fim de melhor atender às missões de transporte de autoridades.

Três aeronaves foram acidentadas, FAB 8731, FAB 8735 e FAB 8737. Essas aeronaves foram recuperadas e recolocadas em serviço; o FAB 8735 foi convertido para missões de transporte VIP, sendo redesignado como VH-34 e recebido uma configuração similar ao do VH-34 8740, incluindo o aparelho de ar-condicionado externo. O VH-34 8735 foi entregue ao GTE em 2005.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Aérospatiale AS.332M Super Puma)

  • Motor: 2 turboeixos Turboméca Makila 1A, de 1.780 shp
  • Diâmetro do rotor: 15,60 m
  • Comprimento: 16,29 m
  • Altura: 4,92 m
  • Peso: 4.200 kg (vazio), 8.700 kg (máximo)
  • Velocidade: 280 km/h (máxima)
  • Razão de ascensão: 528 m/min
  • Teto de serviço: 4.600 m
  • Alcance: 635 km
  • Armamento: 2 metralhadoras MAG de 7,62mm, em reparos móveis nas portas.

Perfis

CH-34 8732. 3º/8º Grupo de Aviação, 1990.
CH-34 8736. 3º/8º Grupo de Aviação, 1997.
VH-34 8735. Grupo de Transporte Especial.
VH-34 8740. Grupo de Transporte Especial.

Bibliografia:

  1. http://www.fab.mil.br/aeronaves/SPUMA/index.htm. Visitado em 30/04/2006.
  2. http://www.jetsite.com.br/2006/mostra_aeronave.asp?codi=358. Visitado em 30/04/2006.
  3. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
  4. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.