Raytheon Hawker 800XP EU-93A/IU-93A

Em 1977, houve a nacionalização e fusão das empresas aeronáuticas britânicas em 1977, formando a British Aerospace. Uma das principais empresas nacionalizadas foi a Hawker-Siddeley, que trouxe para o leque de produtos da BAe a sua família de jatos executivos HS-125, dos quais a FAB operou 15 exemplares, nas missões de transporte VIP, inspeção em voo e ensaios em voo.

Em 1981, a BAe, através da sua subsidiária BAe Corporate Jets, deu início ao processo de modernização do BAe 125-700. O modelo 125-800 apresentava uma série de modificações em relação ao modelo anterior, incluindo um parabrisa de novo perfil, incorporação de paineis digitais na cabine de pilotagem (“glass cockpit”), novos motores (mais potentes), uma nova carenagem da fuselagem traseira e asas cujas partes mais próximas das pontas com novos perfis de aerofólios, de forma a minimizar o arrasto aerodinâmico.

Em 1983, o primeiro BAe 125-800 fez seu primeiro voo, e o novo jato executivo logo demonstrou sua qualidade, tendo vendido 200 exemplares em cinco anos.

Em 1993, a BAe Corporate Jets foi vendida para a empresa norte-americana Raytheon, o BAe 125-800 passou a ser vendido como Hawker 800 XP.

No Brasil

A FAB adquiriu quatro Hawker 800XP no âmbito do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM).

A partir do ano 2000, elas foram incorporadas à FAB e destinadas para emprego pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo. Inicialmente, elas foram designadas como EU-93A e, a partir de 2008, como IU-93A.

EU-93A 6053, Grupo Especial de Inspeção em Voo (foto Ricardo Hebmüller).
IU-93A 6052, Grupo Especial de Inspeção em Voo (foto Ricardo Hebmüller).

Os Hawker 800XP são equipadas com modernos sistemas eletrônicos para aferição dos equipamentos para segurança de voo em aeroportos e bases aéreas.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Raytheon Hawker 800XP EU-93A/IU-93A)

  • Motor: 2 turbojatos Honeywell TFR 731-5BR de 4.660 lb de empuxo
  • Envergadura: 16,60 m
  • Comprimento: 15,60 m
  • Altura: 5,50 m
  • Superfície alar: 34,70 m2
  • Peso: 7.110 kg (vazio); 12.700 kg (máximo)
  • Velocidade: 830 km/h (máxima)
  • Razão de ascensão: 945,00 m/min
  • Teto de serviço: 12.500 m
  • Alcance: 4.059 km

Perfis

EU-93A 6050, Grupo Especial de Inspeção em Voo.
IU-93A 6052, Grupo Especial de Inspeção em Voo.

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.