Base Aérea de Brasília

Base Aérea de Brasília

A Base Aérea de Brasília – BABR foi criada em 3 de dezembro de 1963. No entanto, sua história remonta ao ano de 1958, quando o Destacamento de Apoio foi criado para fins de implantação da BABR.

O Destacamento de Apoio permitiu que, com a construção das instalações da Base, aeronaves da Força Aérea Brasileira – entre os quais destacamos os C-47 e os C-82 “Vagões Voadores” – pudessem transportar o material necessário à construção da nova capital, Brasília.

A Base recebe anualmente inúmeras autoridades estrangeiras, em visitas oficiais ao País, podendo ser considerada o “portão de entrada” de Brasília.

Na BABR encontram-se sediadas duas unidades aéreas, o Grupo de Transporte Especial – GTE e o 6º Esquadrão de Transporte Aéreo – 6º ETA. O GTE é responsável pelo transporte do Presidente, Ministros e demais autoridades do governo brasileiro e de outros países, enquanto visitando o país; o 6º ETA é a unidade aérea responsável pelas missões de transporte aéreo no âmbito do VI COMAR, e algumas vezes realiza também o transporte de autoridades governamentais.

* Agradecimentos ao Cel.-Av. A.R. Biasus pela colaboração na preparação desta página.

Bibliografia:

“VI Comando Aéreo Regional – Base Aérea de Brasília”, Correio Braziliense. Suplemento Especial, 4 de dezembro de 1993. Brasília – DF.