1ª Esquadrilha de Ligação e Observação

1ª Esquadrilha de Ligação e Observação (1955-1970)
1ª Esquadrilha de Ligação e Observação (1955-1970)

A 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação foi criada através do Aviso nº 57, de 20 de julho de 1944, com a finalidade de prover a Artilharia Divisionária (AD) da Força Expedicionária Brasileira com os meios aéreos necessários à regulagem de tiro de artilharia, observação aérea do campo de batalha e ligação de comando para a AD. A história da participação da 1ª ELO na IIª Guerra Mundial pode ser lida aqui.

Após o retorno ao Brasil, a 1ª ELO foi extinta, na FAB, através do Aviso nº 75, de 11 de outubro de 1945; seu pessoal foi distribuído entre outras unidades e as aeronaves Piper L-4H Cub foram armazenadas no Parque de Aeronáutica dos Afonsos – PAAF.

Dez anos após, a 1ª ELO foi recriada, através do Decreto nº 38.295, de 12 de dezembro de 1955. A esquadrilha foi sediada no Campo dos Afonsos, através da Portaria nº 1028/GM2, de 22 de dezembro de 1950. Equipada inicialmente com os Cessna L-19A Bird Dog, a 1ª ELO tinha novamente a missão de apoiar o Exército Brasileiro – EB, desempenhando missões de regulagem de tiro de artilharia, ligação e observação e, também, apoiar a formação de observadores aéreos do EB.

Além dos L-19A, a 1ª ELO também utilizou as aeronaves Neiva L-6 Paulistinha, Cessna L-19E Bird Dog, Bell OH-13G e OH-13H e Neiva L-42 Regente ELO.

Em 19 de julho de 1972, a 1ª ELO foi desativada, através da Portaria nº 019/GM3. Partes de seu pessoal e material juntaram-se ao 1º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 1º ERA e à 3ª Esquadrilha de Ligação e Observação – 3º ELO, formando o 1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 1º EMRA; outra parte, juntamente com o pessoal e material do 3º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 3º ERA, formaram o 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 3º EMRA.

Bibliografia:

  1. A. Camazano A. Histórico da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação – 1ª ELO. 2004.