Base Aérea de Santa Maria

Base Aérea de Santa Maria

A atual Base Aérea de Santa Maria – BASM, localizada próxima à cidade Santa Maria, RS, foi inaugurada a 15 de outubro de 1971. É, certamente, rica em sua história, pois pode-se traçar as suas origens ao ano de 1921, quando a antiga Aviação Militar do Exército Brasileiro criou um campo de aviação na região, tendo sido lá sediadas as 1ª Esquadrilha de Bombardeiro, 1ª Esquadrilha de Caça e 1ª Companhia Provisória de Parque de Aviação.

Em 1930, aquelas unidades foram dissolvidas; porém, a partir do dia 29 de março de 1933, foi lá sediado, provisoriamente, o 3º Regimento de Aviação, o qual veio a transferir-se no ano seguinte para o distrito de Canoas, próximo à capital do estado, Porto Alegre. Em 1944, em função da II Guerra Mundial, foi construído o aeródromo de Santa Maria, em terras desapropriadas para esse fim, no distrito de Camobi. O aeródromo, onde hoje se situa a BASM, foi construído com o auxílio de unidades de engenharia do Exército dos EUA. Em consonância com a política estratégica da FAB à época, a construção da BASM, em região central do estado do Rio Grande do Sul, veio a ampliar a projeção do poder aeroespacial da FAB na região Sul do Brasil.

A BASM é uma das maiores e mais importantes Unidades da FAB, abrigando atualmente o 1º/10º Grupo de Aviação, o 3º/10º Grupo de Aviação, o 5º/8º Grupo de Aviação, o 1º/12º Grupo de Aviação, o 4º/1º Grupo de Comunicações e Controle e um Destacamento de Proteção ao Voo.

A BASM tem por missão precípua participar da supremacia da FAB sob o espaço aéreo brasileiro, continental e marítimo, delimitado pela fronteira sul do Brasil, juntamente com sua coirmã Base Aérea de Canoas. Para tanto, dispõe das aeronaves e radares ali sediados, apoiando os voos militares e civis na região, sempre destacando-se nos treinamentos e manobras realizadas.

Sentinela Alada do Pampa!

Bibliografia:

  1. Histórico. Base Aérea de Santa Maria.