2º/3º Grupo de Aviação – Esquadrão “Grifo”

2º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação – Esquadrão “Grifo”

O 2º/3º Grupo de Aviação – 2º/3º GAV é uma das mais novas unidades da Força Aérea Brasileira, tendo sido criado em 5 de abril de 1995 e ativado a 28 de setembro do mesmo ano, na Base Aérea de Porto Velho – BAPV, Estado de Rondônia.

Até 2001, o Esquadrão “Grifo” era um dos esquadrões que compõem a Aviação de Ataque da FAB (os demais eram o 1º/3º GAV, 1º/5º GAV e a 2ª ELO). Em setembro de 2001, o Esquadrão, juntamente com o 1º/3º GAV e a 2ª ELO, passaram a integrar a Aviação de Caça. Juntamente com seu Esquadrão coirmão, o 1º/3º GAV, é responsável pela manutenção da soberania brasileira sobre o espaço aéreo da região amazônica, em apoio ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro – COMDABRA.

Assim, entre as missões atribuídas ao Esquadrão “Grifo” encontram-se as de interceptação e ataque, reconhecimento armado, reconhecimento visual, ligação, observação, lançamento, controle aéreo aproximado e, eventualmente, aquelas ligadas à tarefa de Operações Aéreas Especiais. O 2º/3º GAV participou das operações de tiro aéreo “Pitangi I” e “Pitangi II”, de emprego ar-solo “Rio Negro I” e de defesa aérea e interceptação, sob controle do SRPV-MN.

O 2º/3º GAV utilizou as aeronaves AT-27 Tucano desde sua criação até 2005, quando passaram a ser recebidos os A-29 Super Tucano.

* Agradecimentos ao 2º/3º GAV e ao Cel.-Av. A.R. Biasus pela colaboração na preparação desta página.

Bibliografia:

  1. “2º/3º GAV – Esquadrão Grifo”. Aerovisão, Nº 185, Ano XXI. Ministério da Aeronáutica. Brasília, 1996.
  2. Folder do 2º/3º GAV, BAPV.