3ª Esquadrilha de Ligação e Observação

3ª Esquadrilha de Ligação e Observação (1º emblema)

A 3ª Esquadrilha de Ligação e Observação – 3ª ELO foi criada em 8 de novembro de 1958, através do Decreto nº 44.833. Sua missão era a de apoiar as unidades do Exército Brasileiro pertencentes ao 3º Exército, no Sul do Brasil. As principais tarefas realizadas eram as de ligação e observação, regulagem de tiro de artilharia e formação de observadores aéreos do Exército.

A 3ª ELO foi ativada em 1º de janeiro de 1959, através da Portaria nº 1-GM2, de 7 de janeiro do mesmo ano, tendo sido destinados à nova unidade oito aeronaves Neiva L-6 Paulistinha, de fabricação nacional. A 3ª ELO era sediada nas instalações existentes junto ao Quartel-General (QG) da 5ª Zona Aérea – 5ª ZA em Canoas-RS, e utilizava uma pista de pouso, de grama, ali existente; essas instalações haviam sido previamente utilizadas pelo 3º Regimento de Aviação, quando foi transferido da cidade de Santa Maria-RS, em 1937. Operacionalmente, a 3ª ELO era subordinada ao Comando Aerotático Terrestre – CAT TER e respondia, administrativa e disciplinarmente, ao comandante da então Base Aérea de Porto Alegre – BAPA (hoje Base Aérea de Canoas – BACO).

A 3ª ELO utilizou também as aeronaves Cessna L-19A e L-19E, bem como os helicópteros Bell H-13G e H-13H. Além das missões de apoio ao Exército, a 3ª ELO também executou missões de apoio a unidades da FAB sob jurisdição da 5ª ZA, no Sul do Brasil.

Após treze anos de existência, a 3ª ELO foi desativada, a partir de 15 de janeiro de 1973, de acordo com a Portaria R-025/GM3, de 10 de novembro de 1972. Parte de seu pessoal e material passariam a formar, juntamente com parte do 1º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 1º ERA (sediado na BACO) e da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação – 1ª ELO, o 1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 1º EMRA; outra parte, juntamente com parte do 1º ERA e do Centro de Instrução de Helicópteros, formariam o 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 4º EMRA.

Bibliografia:

  1. A. Camazano A. Histórico da 3ª Esquadrilha de Ligação e Observação – 3ª ELO. 2004.