3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – Esquadrão “Os Polivalentes”

3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque

O 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 1º EMRA foi criado pelo Decreto nº 66.314, em 13 de março de 1970, e ativado pela Portaria nº 019/GM3, de 19 de novembro de 1972, com sede na Base Aérea de Santa Cruz. Seu pessoal e material eram oriundos do 3º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 3º ERA e de parte da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação – 1ª ELO. O 3º EMRA tinha por missão o emprego em missões específicas de cooperação na manutenção da segurança interna e, em comum aos demais EMRAs, empregava tanto aviões como helicópteros (daí a designação “Misto”).

Inicialmente, o 3º EMRA utilizou as aeronaves North-American T-6D/G e os Cessna L-19A/E Bird Dog, estes últimos oriundos da 1ª ELO. Em 1973, os L-19A/E foram transferidos para o 1º EMRA, concentrando naquela unidade todas as aeronaves desse tipo. Outras aeronaves utilizadas foram os helicópteros Bell OH-4 Jet Ranger, Bell UH-1H Huey e os aviões Neiva L-42 Regente ELO, EMBRAER EMB.326GB AT-26 Xavante e EMBRAER EMB.810 U-7 Sêneca.

O 3º EMRA alcançou um ótimo desempenho durante as operações denominadas “MANOBRA REAL”, de 1976, 1977 e 1978, empregando seus AT-26 e UH-1H. Outra importante missão transferida ao 3º EMRA foi a formação de observadores aéreos do Exército Brasileiro (a qual era anteriormente desempenhada pelas 1ª ELO e 3ª ELO), além de apoiar a instrução de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, com o uso de seus helicópteros UH-1H em missões de treinamento de infiltração, exfiltração e embarque e desembarque de tropas. 3º EMRA logomarca

No primeiro semestre de 1979, os caças AT-26 do 3º EMRA foram destinados aos 1º/4º Grupo de Aviação e 3º/10º Grupo de Aviação. Em 9 de setembro de 1980, através da Portaria nº 239/GM3, o 3º EMRA foi desativado; seus helicópteros UH-1H foram transferidos para o recém criado 3º/8º Grupo de Aviação e os seus aviões L-42, juntamente com os do 4º EMRA, foram transferidos para o recém ativado 1º/13º Grupo de Aviação.

Bibliografia:

  1. A. Camazano A. História dos Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque. 2004.