5º Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão “Pégaso”

5º Esquadrão de Transporte Aéreo

Em meados de 1965, a necessidade de descentralizar os aviões C-47 sediados na Base Aérea do Galeão, visando atender aos diferentes Comandos Aéreos da Força Aérea Brasileira, fez nascer os Esquadrões de Transporte Aéreo.

Em consequência, foi criado em 12 de maio de 1969 o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo – 5º ETA e ativado na Base Aérea de Canoas a 15 de agosto do mesmo ano. O 5º ETA recebeu na ocasião o acervo de pessoal e material oriundo da Seção de Aviões do Quartel-General da então Quinta Zona Aérea. Inicialmente subordinado ao Comando de Transporte Aéreo (hoje extinto), o Esquadrão passou à subordinação do V Comando Aéreo Regional – V COMAR a 12 de novembro de 1973.

O Esquadrão Pégaso tem o dever de executar, dentro da Tarefa Operacional de Transporte Aéreo, as missões de transporte aéreo logístico, ressuprimento aéreo, evacuação aérea, evacuação aeromédica, operações aeroterrestres e operações aerotransportadas.

Ao longo de sua existência, o 5º ETA tem desempenhado atividades ligadas à missão de Transporte Aéreo, incluindo o serviço de comunicação no âmbito do V COMAR, transporte logístico de pessoal e material, apoio aos Exército e Marinha do Brasil e Defesa Civil dos Estados da Região Sul, bem como o apoio à população carente.

Desde 1982, o 5º ETA passou a desempenhar definitivamente missões de Transporte Aeroterrestre, desenvolvendo e consolidando a doutrina e o conhecimento requeridos para aquelas missões. Utilizando aeronaves C-95 Bandeirante, o Esquadrão alcançou renome por haver desenvolvido o Sistema de Lançamento Múltiplo de Cargas, o qual permite lançar pela porta lateral de aviões C-95 até 1.000Kg de carga em fardos, em uma única passagem. Esse sistema foi homologado pelo Centro Técnico Aeroespacial em 1994.

Também em 1994, devido à alta capacidade dos membros do Esquadrão, concederam-lhe a missão de ser o primeiro Esquadrão da FAB a realizar em sede Manutenção Nível Parque em suas aeronaves.

Anualmente o 5º ETA qualifica pilotos e mecânicos como equipagens operacionais em Transporte Aeroterrestre, nos padrões estabelecidos pela V Força Aérea, realizando cerca de três deslocamentos onde todos os militares do Esquadrão treinam e se adestram para que estejam sempre aptos a uma pronta resposta caso a Nação solicite.

Em 1996, o 5º ETA alcançou o auge de sua operacionalidade e profissionalismo sagrando-se o primeiro e único Esquadrão de Transporte Aéreo campeão da Reunião da Aviação de Transporte. Tal competição reúne toda a aviação de Transporte e de Transporte de Tropa do Brasil participando dentre outros, os esquadrões de primeira linha equipados com C-130 Hércules, C-115 Búffalo e C-91 Avro. Além disso, as aeronaves do 5º ETA se fizeram presentes em vários países da América do Sul em missões de apoio logístico.

* Agradecimentos ao 1º Ten.-Av. Robson (5º ETA) pela colaboração na preparação desta página.