Douglas C-54G Skymaster

C-54 2405, 1º/2º Grupo de Transporte (via A. Camazano A.)

Em 1938, a Douglas Aircraft desenvolveu o sucessor do famoso Douglas DC-3. Designada como DC-4E, era uma aeronave quadrimotor, capaz de transportar 42 passageiros em voos diurnos ou 30 em voos noturnos, a qual dispunha de camas, incluindo uma suíte privada para recém-casados.

Com a entrada dos EUA na IIª Guerra Mundial, uma versão simplificada, adequada para o transporte de tropas e carga, foi produzida para as forças armadas norte-americanas. Essa aeronave foi designada como C-54 pela US Army Air Force (conhecido como “Skymaster”) e como R5D pela US Navy, e um total de 1.084 exemplares foram produzidos.

Durante a II Guerra Mundial, os C-54 mantiveram a ponte aérea entre os EUA e a Europa, voando mais de um milhão de milhas por mês. Foram construídas cinco versões principais, C-54A, C-54B, C-54D, C-54E e C-54G, além de inúmeras outras, para fins específicos. Dentre esses, destaca-se o VC-54C de transporte presidencial (conhecido como “Sacred Cow”), inicialmente do Presidente Franklin Delano Roosevelt e, depois, do Presidente Harry Truman.

No Brasil

A Força Aérea Brasileira utilizou doze C-54G entre 1960 e 1968, os quais receberam as matrículas FAB 2400 a FAB 2411. Os C-54G foram utilizados exclusivamente pelo 1º/2º Grupo de Transporte, unidade ativada em 1º de outubro de 1959 para operar a aeronave.

C-54G 2407, 1º/2º Grupo de Transporte (via N.L. Senandes),
C-54 2410, 1º/2º Grupo de Transporte (via A. Camazano A.)
C-54G 2402 e 2408, 1º/2º Grupo de Transporte (via N.L. Senandes).

A primeira missão de transporte de um C-54G da FAB foi realizada em 22 de abril de 1960, pela aeronave FAB 2400. Com a sua incorporação, os serviços do Correio Aéreo Nacional foram estendidos, com a adoção de Linhas Tronco. Além das linhas nacionais, os C-54G operaram nas linhas do CAN para vários países da América Latina e, também, em apoio às forças brasileiras em missões internacionais sob a bandeira da ONU (Batalhão “Suez”, III/2º Regimento de Infantaria na Faixa de Gaza, Egito 1957-1967 como parte da Força de Emergência das Nações Unidas; e o destacamento da FAB no Congo, 1960-1964) e da OEA (em São Domingo, 1963-1966).

Ao término de sua carreira na FAB, em 1968, os C-54G haviam voado mais de 70.000 horas em 2.715 voos, e transportado quase 400.000 passageiros e 13,5 milhões de toneladas de carga.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Douglas C-54G)

  • Motor: 4 Pratt&Whitney Twin Wasp R-2000-9 de 1.450 hp
  • Envergadura: 35,81 m
  • Comprimento: 28,60 m
  • Altura: 8,38 m
  • Superfície alar: 135,63 m2
  • Peso: 17.659 kg (vazio); 33.113 kg (máximo)
  • Velocidade: 442 km/h (máxima, a 6.095 m)
  • Razão de ascensão: 216,31 m/min
  • Teto de serviço: 6.765 m
  • Alcance: 6.435 km
  • Tripulação: 4 (piloto, copiloto, navegador e engenheiro de voo)
  • Passageiros: 44 a 80

Perfis

C-54G 2402, 1º/2º Grupo de Transporte.
C-54G 2402, 1º/2º Grupo de Transporte.
C-54G 2404, 1º/2º Grupo de Transporte.
C-54G 2411, 1º/2º Grupo de Transporte.

Bibliografia:

  1. Boeing: History — Products – Douglas DC-4/C-54/R5D Skymaster Transport. http://www.boeing.com/history/mdc/dc-4.htm. Visitado em 12/12/2005.
  2. C-54 Skymaster. http://en.wikipedia.org/wiki/C-54_Skymaster. Visitado em 12/12/2005.
  3. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.
  4. J.R. de Mendonça. 1º/2º GT da FAB. AERO, nº 16.