Douglas C-118

C-118 2413, 2º/2º Grupo de Transporte (via A. Camazano A.)

Desenvolvido a partir do Douglas DC-4, o Douglas DC-6 foi a resposta da Douglas ao Lockheed L1049 Constellation. Os primeiros exemplares foram entregues em 1946. Devido a graves acidentes ocorridos em 1947, a aeronave só voltou a ser utilizada em 1948.

Duas novas versões, DC-6A (para transporte de carga) e DC-6B (para transporte de passageiros) entraram em serviço em 1949 e 1950, dotadas de motores mais potentes, o que permitiu o aumento do peso útil.

No Brasil

A FAB utilizou os DC-6B de 1970 a 1975, sendo designados como C-118. Essas aeronaves haviam sido originalmente adquiridas pela Real Aerovias e foram posteriormente utilizadas pela VARIG, de 1961 a 1970.

C-118 2415, 2º/2º Grupo de Transporte (via A. Camazano A.)
C-118 2416, 2º/2º Grupo de Transporte (via A. Camazano A.)

Os C-118 foram utilizados pelo 2º/2º Grupo de Transporte em missões de transporte. Um deles foi perdido em acidente em Manaus-AM, em 1971; um outro foi canibalizado, em 1973, para suprir peças para os três restantes. Esses, por sua vez, foram transferidos para a Fuerza Aerea Paraguaya – FAP em 1975.

C-118 EM SERVIÇO NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
MATRÍCULA FAB C/N OBSERVAÇÕES
2412 44166 ex-OY-MKI da SAS; ex-PP-YSI da Real, depois VARIG;
transferido à FAP em 1975 como T-91.
2413 43745 ex-LN-LMO da SAS; ex-PP-YSJ da Real, depois VARIG;
canibalizado em 1973.
2414 43746 ex-LN-LMP da SAS; ex-PP-YSL da Real, depois VARIG; w/o
em acidente em 28/04/1971 em Manaus-AM, com 17
vítimas.
2415 43822 ex-N91302 da Northeast Orient; ex-PP-YSM da Real,
depois VARIG; transferido à FAP em 1975
como T-87.
2416 43824 ex-N91304 da Northeast Orient; ex-PP-YSN da Real,
depois VARIG; transferido à FAP em 1975
como T-89.
FONTE: ARQUIVOS A. CAMAZANO A.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Douglas C-118)

  • Motor: 4 Pratt&Whitney R-2800-CB16 de 2.400 HP
  • Envergadura: 35,81 m
  • Comprimento: 32,18 m
  • Altura: 8,74 m
  • Superfície alar: 135,91 m2
  • Peso: 25.110 kg (vazio); 48.534 kg (máximo)
  • Velocidade: 576 km/h (máxima)
  • Razão de ascensão: 341 m/min
  • Teto de serviço: 8.840 m
  • Alcance: 7.595 km
  • Tripulação: 4 (piloto, copiloto e dois atendentes de cabine)
  • Passageiros: 88 a 102.

Perfis

C-118 2413, 2º/2º Grupo de Transporte; 1º padrão de pintura.
C-118 2415, 2º/2º Grupo de Transporte; 2º padrão de pintura.
C-118 2416, 2º/2º Grupo de Transporte; 3º padrão de pintura.

Bibliografia:

  1. J.R. de Mendonça, “Os aviões da FAB: C-118”. In: Aero, p. 21-25. Maio de 1982.
  2. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.