5º/8º Grupo de Aviação – Esquadrão “Pantera”

5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação

No dia 19 de julho de 1971 foi ativado na Base Aérea de Santa Maria o 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 4º EMRA, o qual foi redesignado como 5º EMRA no ano seguinte. Passada quase uma década, o 5º EMRA teve sua denominação alterada para 5º/8º Grupo de Aviação, no dia 9 de setembro de 1980.

As missões atribuídas ao “Esquadrão Pantera” são as de ataque, transporte aeroterrestre, ligação e observação e busca e salvamento.

O 5º/8º GAV já voou mais de 65 mil horas em missões operacionais. Dentre estas, destacam-se aquelas realizadas para desbravar a selva amazônica, na região do Pantanal e em Roraima e a proteção aos índios Yanomamis. Pela destemida atuação de suas equipagens em operações de combate, tornou-se conhecido como um Esquadrão Guerreiro.

Além disso, tem prestado efetiva assistência à população civil em situações de calamidade pública, como as enchentes que atingiram o estado de Santa Catarina em passado recente, e, em concerto com unidades do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, auxiliado a comunidade gaúcha em situações semelhantes. Em 2013, o Esquadrão realizou inúmeras missões de evacuação aeromédica das vítimas do incêndio na boate “KISS”, em Santa Maria, transportando-os para hospitais em Porto Alegre.

H-60L do 5º/8º GAV no resgate às vítimas da boate “KISS” em Santa Maria (foto Rudnei Dias da Cunha).

O esquadrão utilizou, ao longo de sua história, o helicóptero UH-1H e os aviões L-42 Regente e U-7A Sêneca. Em 2007, foram recebidos os H-60L

Bibliografia:

  1. Histórico do 5º/8º Grupo de Aviação. Base Aérea de Santa Maria.