Base Aérea de Canoas

Base Aérea de Canoas

A Base Aérea de Canoas – BACO é localizada na cidade de Canoas, vizinha a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e abriga as seguintes unidades: o 1º/14º Grupo de Aviação; o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo; o 2º/7º Grupo de Aviação; o 2º/1º Grupo de Comunicações e Controle; o 1º Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa; Grupo de Apoio; e Grupo de Segurança e Defesa.

As origens da Base Aérea de Canoas remontam ao ano de 1933, quando foi ativado o 3º Regimento de Aviação da Aviação Militar do Exército, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Em 2 de outubro de 1934, o 3º RAv foi transferido para o povoado de Canoas, à época distrito do município de Gravataí. A preparação da área aonde se instalaria o 3º RAv ficou a cargo da 3º Cia. Preparatória de Terrenos, com sede em Porto Alegre. O 3º RAv transferiu-se para Canoas no dia 5 de agosto de 1937, ocupando uma área onde hoje encontram-se as instalações do V COMAR.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira em 1941, os equipamentos e pessoal das Aviações Militar e Naval foram transferidas para a FAB. Assim, no dia 22 de maio de 1941, foi criada a Base Aérea de Porto Alegre (BAPA), com sede em Canoas. Em 21 de agosto de 1944, ela teve a sua denominação alterada, para Base Aérea de Canoas (BACO).

Por necessidade de expansão das instalações físicas de outras unidades da FAB, o Hospital de Aeronáutica e o Núcleo do Parque de Aeronáutica, as quais compartilhavam com a BACO a mesma área, foi necessária sua transferência para outro local. Em 31 de janeiro de 1949, a BACO foi extinta e ativada a Base Aérea de Porto Alegre, a qual foi instalada no Aeródromo Militar de Gravataí, no município de Canoas. No dia 21 de agosto de 1961, a Base voltou a ser denominada como Base Aérea de Canoas.

Em 15 de dezembro de 2016, a BACO foi desativada, como parte de uma grande reestruturação organizacional da FAB, na qual as bases aéreas e os comandos aéreos regionais foram desativadas e substituídas por ALAs; no lugar da BACO foi criada a ALA 3.

Essa reorganização, no entanto, não rendeu os frutos esperados e, em 16 de abril de 2021, a BACO foi reativada, mantendo abrigada a ALA 3, a qual foi, por sua vez, desativada no dia 1º de fevereiro de 2022.

Bibliografia:

  1. Base Aérea de Canoas 1944-1994. Edição Histórica.