1º/13º Grupo de Aviação – Esquadrão “Paquera”

1º/13º Grupo de Aviação – Esquadrão “Paquera”

O 1º/13º Grupo de Aviação foi criado em 9 de setembro de 1980, na Base Aérea de Santa Cruz, a fim de desempenhar missões de Ligação e Observação.

O Esquadrão “Paquera” foi um dos dois esquadrões criados quando da desativação do 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 3º EMRA (o outro esquadrão foi o 3º/8º GAV). Ao Esquadrão coube a operação de aeronaves de asa fixa, operando com os L-42 Regente-ELO e U-7A Seneca II.

O 1º/13º GAV herdou as tradições da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, a qual operou nos céus da Itália durante a IIª Guerra Mundial. Além das missões de ligação e observação a ele atribuídas, as equipagens do “Paquera” também desempenharam missões de controlador aéreo avançado e, eventualmente, as de busca, evacuação aeromédica e transporte de equipagens.

Além disso, o 1º/13º GAV operou em estreita colaboração com o Exército Brasileiro, na formação de Observadores Aéreos, no âmbito do curso de formação naquela especialidade, prestado pela Escola de Instrução Especializada do Exército.

O Esquadrão “Paquera” foi desativado em 3 de maio de 1989; parte de seu equipamento (cinco L-42 e um U-7A) foi então transferido para o 3º/8º GAV e suas equipagens foram transferidas para o 3º/8º GAV, 2º/1º GT e 1º GTT.

* Agradecimentos ao Maj.-Av. Luis Francisco de Macedo pela colaboração na preparação desta página.

Bibliografia:

  1. M.R.V. Carneiro, “1º/13º Gav – O Esquadrão Paquera” – In: “Segurança e Defesa”, Nº 10, pp. 24-26. 1986.