7º/8º Grupo de Aviação – Esquadrão “Harpia”

7º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação

Em 29 de dezembro de 1986, o Decreto nº 93.883 criou o 7º/8º Grupo de Aviação, com sede na Base Aérea de Manaus. O 7º/8º GAV foi ativado pela Portaria nº 269/GM3 de 19 de junho de 1987, através da qual se determinou, também, que o Esquadrão receberia o acervo material do 1º/8º GAV, desativado naquele dia.

O 7º/8º GAV assumiu o nome “Falcão”, até então utilizado pelo 1º/8º GAV, bem como o escudo daquele esquadrão. Em 1998, a fim de preservar as tradições do 1º/8º GAV, o qual havia sido reativado em 1992, o nome “Falcão” foi transferido para o 1º/8º GAV, enquanto o 7º/8º GAV passou a ser conhecido como “Harpia”.

Durante sua existência, o “Harpia” realizou missões em apoio ao desenvolvimento e segurança na área norte do Brasil, na região amazônica. Durante as operações RADAM e DINCART, as tripulações do 7º/8º GAV contribuíram de forma decisiva para que, através da pesquisa e mapeamento, órgãos governamentais brasileiros pudessem conhecer a fundo as riquezas e características únicas da região Norte do Brasil. A retirada de garimpeiros da reserva ianomami – numa operação denominada “Selva Livre” – foi realizada com o concurso indispensável do Esquadrão “Harpia”.

Mais recentemente, o 7º/8º GAV vem prestando excepcional apoio nas operações anuais de multivacinação sob os auspícios da Fundação Nacional de Saúde, em áreas de difícil acesso na Amazônia. Entre as missões desenvolvidas pelo “Harpia”, destacam-se as de defesa contra possíveis invasões e as de apoio à população civil em caso de enchentes.

O Esquadrão utilizou helicópteros CH-34 Super Puma, CH-55 Esquilo e UH-1H. Desde 2007, ele emprega os helicópteros H-60L Black Hawk.

* Agradecimentos ao 7º/8º GAV e aos Cel.-Av. A.R. Biasus e A. Camazano A. pela colaboração na preparação desta página.

Bibliografia:

  1. Aerovisão, Ano XXII, Nº190, Mai/Jul, 1997.