de Havilland Canada C-115 Búfalo

C-115 GTT1 (via N.L. Senandes).

Em 1962, a de Havilland Canada ganhou uma competição, promovida pelo U.S. Army, para produzir uma aeronave STOL (“Short Take-Off and Landing”), com motores turboélice, com maior capacidade de carga, mais rápida e com maior alcance do que o de Havilland Canada DHC-4 Caribou, 159 dos quais encontravam-se então em operação a partir de 1961 pelo U.S. Army, onde eram designados como AC-1 (ou CV-2 a partir de 1962).

A aeronave proposta, o DHC-5, foi inicialmente batizado de Caribou II mas recebeu o nome Buffalo posteriormente; ele recebeu a designação militar AC-2 e, em 1962, foi redesignado como CV-7A.

Devido a uma mudança na política de aquisição de material militar pelo governo norte-americano, o qual passou a favorecer fornecedores norte-americanos, apenas quatro exemplares de avaliação foram adquiridos pelo U.S. Army. Em 1965, dois deles foram avaliados em operação no Vietnã, apoiando operações de forças especiais. Em 1967, os quatro Buffalo foram transferidos para a U.S. Air Force, a qual assumiu a responsabilidade de operar aeronaves de transporte de asa fixa.

Em 1963, a Royal Canadian Air Force adquiriu 15 DHC-5A, os quais foram designados como CC-115. Em 1965, a Força Aérea Brasileira selecionou o DHC-5A para substituir os Fairchild C-82 Packet, então em serviço junto ao 1º/1º Grupo de Transporte de Tropa. Entregues a partir de 1968, as 24 aeronaves adquiridas foram designadas como C-115 pela FAB.

C-115 2373, 1º/9º Grupo de Aviação (via N.L. Senandes).
C-115 2369, 1º/9º Grupo de Aviação (foto A. Camazano A.)
C-115 2353 1º/1º Grupo de Transporte de Tropa (via N.L. Senandes).

Conhecido como “Búfalo”, a introdução em serviço do C-115 em muito aumentou a capacidade operacional da FAB, em apoio às atividades do Exército Brasileiro. Os “Búfalo” foram utilizados pelo 1º/1º GTT até novembro de 2002, quando foram substituídos pelos Lockheed C-130 Hércules.

Em 1970, o C-115 passou a operar em outros dois esquadrões da FAB, o 1º/9º Grupo de Aviação (sediado em Manaus-AM) e o 1º/15º Grupo de Aviação (sediado em Campo Grande-MT). Os C-115 foram substituídos no 1º/15º GAV pelos EMBRAER C-95 Bandeirante em 1981.

C-115 2351 (foto R. Hebmüller).
C-115 2362, 1º/9º Grupo de Aviação (foto A. Camazano A.)

Em novembro de 2002, os Búfalo foram substituídos no 1º GTT pelos C-130 Hércules. Daí até 2007, os C-115 foram operados exclusivamente pelo 1º/9º GAV.

Outro operador do C-115 foi o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA SP, o qual era responsável pelas revisões da aeronave e operava uma aeronave em missões de transporte logístico.

C-115 BÚFALO NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
MATRÍCULA FAB C/N DATA DE ENTREGA
NO CANADÁ
OBSERVAÇÕES
2350 15 02/07/1968 w/o 12/11/1990, após decolar do Galeão-RJ
2351 17 10/10/1968
2352 18 10/10/1968
2353 20 10/10/1968
2354 22 15/10/1968
2355 24 04/12/1968 acidentado no Campos dos Afonsos-RJ, 27/11/1986 (sem
vítimas)
2356 26 01/12/1968 w/o 18/10/1974, no Campo dos Afonsos-RJ
2357 27 01/01/1969 acidentado em Rio Branco-AC
2358 28 04/02/1969 w/o 16/03/1978, em Rio Branco-AC
2359 29 17/03/1969
2360 30 18/03/1969
2361 31 03/04/1969 danificado em acidente em Manaus-MN, 15/05/1995, w/o
2362 32 02/04/1970
2363 33 17/04/1970 wfu PAMA-SP
2364 34 24/04/1970
2365 35 03/07/1970 operado pelo PAMA-SP
2366 36 22/07/1970 w/o 18/09/1974, em Ponta Porã-MT
2367 37 31/08/1970
2368 38 29/09/1970
2369 39 27/10/1970
2370 40 23/11/1970
2371 41 17/12/1970
2372 42 23/12/1970 w/o 23/02/1973, em Manaus-MN
2373 43 25/01/1971 acidentado 04/02/1985
FONTE: ARQUIVOS A. CAMAZANO A.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (de Havilland Canada C-115 Búfalo)

Perfis

C-115 2360, 1º/9º Grupo de Aviação.
C-115 2360, 1º/9º Grupo de Aviação.
C-115 2369, 1º/9º Grupo de Aviação.
C-115 2367, 1º/15º Grupo de Aviação.
C-115 2369, 1º/15º Grupo de Aviação.
C-115 2355, 1º Grupo de Transporte de Tropa.
C-115 2357, 1º Grupo de Transporte de Tropa.
C-115 2350, 1º Grupo de Transporte de Tropa.
C-115 2351, 1º/9º Grupo de Aviação.
C-115 2352, 1º/9º Grupo de Aviação.
C-115 2357, 1º Grupo de Transporte de Tropa.
C-115 2361, 1º/9º Grupo de Aviação.
C-115 2361, 1º Grupo de Transporte de Tropa.
C-115 2365, Parque de Material Aeronáutico de São Paulo.
C-115 2370, 1º/9º Grupo de Aviação.
C-115 2370, 1º Grupo de Transporte de Tropa – Campeão da XIV Reunião da Aviação de Transporte (Canoas, 1992).

Bibliografia:

  1. CV-7/C-8A Buffalo/DHC-5. http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/c-8.htm. Visitado em 28/11/2005.
  2. DHC-5. http://www.xdh.ca/DHC_Aircraft/DHC-5/dhc-5.html. Visitado em 28/11/2005.
  3. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.