2º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – Esquadrão “Fênix”

2º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque

O 2º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 1º ERA foi criado em 10 de março de 1970, tendo por sede a Base Aérea de São Paulo. O pessoal e material eram oriundos das esquadrilhas de reconhecimento e ataque ERA-32, ERA-41 e ERA-61. O 2º ERA era subordinado à 1ª Força Aerotática – I FAT do Comando Aerotático – COMAT, subordinado ao Comando-Geral do Ar – COMGAR.

Os ERA eram equipados com aeronaves North-American T-6D/G, armados com metralhadora .30pol, bombas e foguetes.

Assim como os demais ERA, o 2º ERA tinha a atribuição de formar os pilotos operacionais da Aviação de Reconhecimento e Ataque, o que incluía não só a transição para a aeronave T-6 (já que os pilotos oriundos da Academia da Força Aérea haviam sido treinados nos Cessna T-37C, a jato), bem como no uso dos T-6 como aeronave de combate, incluindo o bombardeio picado, nivelado e rasante, o lançamento de foguetes e o tiro com metralhadoras.

Os ERA tinham como uma de suas principais características a capacidade de operar em qualquer ponto do território Nacional, e o demonstraram não só em manobras de treinamento como de combate. O 2º ERA participou da OPERAÇÃO “JACUPIRANGA”, realizada na região de Registro – SP, entre os dias 20 de abril e 2 de junho de 1970. Essa operação consistiu em apoiar pelo ar as forças do Exército Brasileiro que estavam combatendo um movimento de guerrilha naquela área remota do Sul do Estado de São Paulo. Foram empregados seis aviões T-6D. Juntamente com o 1º ERA, o 2º ERA participou da OPERAÇÃO “PAPAGAIO”. Executada nas cidades de Marabá e Xambioá, ambas localizadas no Estado do Pará, entre os dias 18 de setembro e 8 de outubro de 1972, constou no emprego real de aeronaves dos 1º e 2º ERA contra forças guerrilheiras do partido comunista do Brasil, lá estabelecidas, que tentavam criar um país comunista independente do Brasil e vinculado à União Soviética. Também participaram dessa Operação outras unidades da FAB e forças do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. As aeronaves dos ERA realizaram missões reais de bombardeio, de reconhecimento e de ataque, terminando com a total derrocada e aniquilação do movimento guerrilheiro.

O 2º ERA foi desativado pela Portaria nº 025/GM3, de 10 de novembro de 1972. Seu pessoal e material constituiu o 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.

Bibliografia:

  1. A. Camazano A. História dos Esquadrões de Reconhecimento e Ataque. 2004.