Base Aérea do Galeão

Base Aérea do Galeão

Em 10 de maio de 1923, o Governo Federal desapropriou terras na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, a fim de ali ser estabelecido o Centro de Aviação Naval do Rio de Janeiro, unidade da Marinha de Guerra.

Posteriormente denominada de Base de Aviação Naval do Rio de Janeiro, lá foi sediada a Escola de Aviação Naval. A EAvN lá funcionou até a sua desativação a 25 de março de 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica em janeiro daquele ano e subsequente amalgamento das Aviação Militar (do Exército) e Aviação Naval em uma única força, expressão do poder aéreo brasileiro: as Forças Aéreas Nacionais, redenominadas Força Aérea Brasileira a 22 de maio de 1941.

Com a criação da FAB, a antiga Base de Aviação Naval foi extinta e, em seu lugar, foi criada a Base Aérea do Galeão – BAGL. A BAGL abrigou inicialmente a Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Subordinada à então 3ª Zona Aérea, a BAGL desempenhou importante papel durante os sombrios anos da IIª Guerra Mundial, sediando o 4º Regimento de Aviação, composto pelos 3º Grupo de Bombardeio (equipado com aeronaves North-American B-25 Mitchell) e o 2º Grupo de Patrulha (equipado com aeronaves Consolidated PBY-5/5A Catalina).

A partir de 22 de janeiro de 1948, a BAGL foi subordinada à hoje extinta Diretoria de Rotas Aéreas, passando a ser importante Base de Apoio do Correio Aéreo Nacional. Sediou a partir de 19 de janeiro de 1948 o 1º Grupo de Transporte, equipado com aeronaves Douglas C-47.

Em 24 de janeiro de 1951, foi criado o Centro de Treinamento de Quadrimotores, cuja finalidade era a de adestrar as tripulações que operariam as sete aeronaves Boeing B-17G adquiridas pela FAB no ano anterior. Em junho do mesmo ano, o Centro foi transferido para a Base Aérea do Recife.

Hoje a BAGL – subordinada ao III COMAR – abriga o 1º/1º Grupo de Transporte, equipado com os famosos Lockheed C-130 Hércules, o 1º/2º Grupo de Transporte, equipado com aeronaves Avro C-91 e o 2º/2º Grupo de Transporte, o qual opera os Boeing KC-137 de transporte presidencial e reabastecimento aéreo.

Bibliografia:

  1. Histórico da Base Aérea do Galeão.