Base Aérea de Porto Velho

Base Aérea de Porto Velho

Uma das mais modernas instalações da FAB, a Base Aérea de Porto Velho – BAPV é fruto de uma política de interiorização adotada pelo Ministério da Aeronáutica desde meados de 1979, quando se ressaltou a necessidade premente de se estabelecer mais fortemente na Região Amazônica, tão cobiçada pelas suas riquezas naturais.

Através do Decreto Nº 89.684, de 17 de maio de 1984, foi criada a BAPV, na capital do Estado de Rondônia. Construída no período recorde de 13 meses, foi inaugurada em 31 de outubro de 1984, tendo sido seu primeiro comandante o então Ten.-Cel.-Av. Luiz Carlos Rodriguez Rodriguez.

A BAPV, subordinada ao VII Comando Aéreo Regional, com sede em Manaus-AM, abriga o 2º/3º Grupo de Aviação – Esquadrão “Grifo” e o 2º/8º Grupo de Aviação – Esquadrão “Poti”. São utilizadas ainda aeronaves Cessna C-98 Caravan I, em missões de transporte logístico.

A BAPV desenvolve também ações sociais junto à juventude de Porto Velho, auxiliando na sua educação e formação, através do apadrinhamento do Colégio Estadual Jesus Burlamaque, do Grupo de Escoteiros do Ar “O Catalina” e do Projeto “Jacamim”, este último para a recuperação de menores de rua. Contribui, assim, não só para a defesa da Nação, mas para o desenvolvimento e integração do País, fiel às tradições da FAB na Amazônia.

* Agradecimentos à BAPV, ao Cel.-Av. A. R. Biasus e ao Cap.-Inf. R. Hebmuller pela colaboração na preparação desta página.

Bibliografia:

  1. Histórico da Base Aérea de Porto Velho.