Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 32 – Esquadrilha “Carcará”

Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 32

Após a Revolução de 31 de março de 1964, a FAB buscou meios para a realização de missões contrainsurreição e antiguerrilha, dentre as quais se incluem as Operações Aéreas Especiais. Ainda no mesmo ano, foram criadas as Esquadrilhas de Reconhecimento e Ataque (ERA) 10, 20 e 30, nas bases aéreas de Santa Cruz, São Paulo e Canoas, respectivamente. Utilizando as aeronaves North-American T-6 das Esquadrilhas de Adestramento das bases aéreas onde eram sediadas, aquelas ERA foram criadas de forma informal, e valendo-se de experiências realizadas anteriormente, pela FAB (em Natal e em Canoas), com a instalação de armamento (metralhadora .30pol e bombas) naquele tipo de aeronave. As ERA-10, ERA-20 e ERA-30 tiveram uma duração efêmera, mas de grande valia, pois foram as precursoras das demais ERA.

A Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 32 – ERA-32 foi criada em 22 de outubro de 1965, através da Portaria nº 150/GM3. Subordinada à 3ª Zona Aérea, a ERA-32 foi sediada inicialmente na Base Aérea do Galeão – BAGL, a ERA-32 era formada pelos meios aéreos e de pessoal da Esquadrilha de Adestramento da BAGL. Com a experiência adquirida no emprego das ERA, e as necessidades decorrentes da situação política à época, a ERA-32 foi transferida, em 1968, para Barbacena – MG, ficando sediada nas instalações da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR. Por ocasião dessa transferência, o emblema da esquadrilha foi modificado.

Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 32 (1º emblema)

O primeiro emblema da ERA-32, quando sediada na BAGL.

Como todas as demais ERA, além da formação dos pilotos a ela destinados, a ERA-31 desempenhou uma série de missões operacionais reais, incluindo:

  • repressão ao contrabando;
  • patrulhamento de fronteiras;
  • reconhecimento fotográfico e visual;
  • patrulhamento de campos de pouso clandestinos;
  • bombardeamento de plantações e maconha;
  • patrulhamento de localidades para evitar o roubo de gado;
  • operações contra guerrilhas na Serra do Caparão.

Além dessas, eram realizadas operações anuais, com a finalidade de adestramento das ERA, e incluíam um grande número de unidades da FAB. Na maior dessas operações, planejada pelos alunos da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e denominada de “OPERAÇÃO XAVANTE”, realizada entre 1º e 10 de dezembro de 1967, no então Estado do Mato Grosso, na região compreendida entre Campo Grande, Corumbá, Aquidauana e Forte Coimbra, houve a participação de unidades do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil.

A ERA-32 foi desativada através da Portaria nº 003/GM3, de 10 de março de 1970; seu pessoal e material, juntamente com os das ERA-41 e ERA-61, viriam a formar o 2º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque.

Bibliografia:

  1. A. Camazano A. História das Esquadrilhas de Reconhecimento e Ataque. 2004.