1º/7º Grupo de Aviação – Esquadrão “Orungan”

1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação

O 1º/7º Grupo de Aviação foi ativado em 8 de novembro de 1947 na Base Aérea de Salvador, com equipagens e equipamento do 2º Grupo de Bombardeio Médio.

Sediado atualmente na Base Aérea de Santa Cruz, ao 1º/7º GAV é atribuída a missão de esclarecimento marítimo, protegendo os direitos do Brasil nas suas 200 milhas de mar territorial. O esquadrão participa de vários exercícios, tais como BALÉIA, TROPICALEX II, UNITAS XXXI, com outras unidades da FAB, da Marinha do Brasil e outras forças de nações amigas, de forma a manter a sua eficiência operacional. Em tempos de guerra, sua missão consiste em Detectar, Localizar, Identificar e Neutralizar alvos inimigos, perpetuando assim a tradição da Aviação de Patrulha da FAB.

A insígnia do esquadrão foi idealizada pelo artista baiano Mário Cravo, o qual buscou inspiração nas raízes africanas da cultura brasileira, mais especificamente no misticismo trazido pelos escravos. O ORUNGAN é uma divindade africana que simboliza o ar, sendo filho único dos deuses Aganjú (terra) e Yemanjá (água). Yemanjá foi morta por Orungan e dessa morte surgiram os deuses chamados Orixás. Nessa imagem podemos ver a perseguição da água pelo ar, representando a missão do esquadrão — atacar navios e submarinos. O Orungan é um animal alado dotado de quatro braços, indicativo das atividades do esquadrão na guerra, e em sua cabeça uma coroa denota seu caráter divino.

O esquadrão operou diferentes aeronaves em sua existência, incluindo o NA B-25 Mitchell, Lockheed PV-1 Ventura, Lockheed PV-2 Harpoon, Lockheed P-15 Neptune e Embraer P-95 e P-95B Bandeirulha. Em 2011, o esquadrão recebeu o primeiro dos seus nove Lockheed P-3AM.

Bibliografia:

  1. Base Aérea de Salvador 1942-1992. Edição Histórica.