3º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – Esquadrão “Águia”

3º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque

O 3º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 3º ERA foi criado em 10 de março de 1970, tendo por sede a Base Aérea de Santa Cruz. O pessoal e material eram oriundos das esquadrilhas de reconhecimento e ataque ERA-21 e ERA-31. O 3º ERA era subordinado à 1ª Força Aerotática – I FAT do Comando Aerotático – COMAT, subordinado ao Comando-Geral do Ar – COMGAR.

Os ERA eram equipados com aeronaves North-American T-6D/G, armados com metralhadora .30 pol, bombas e foguetes.

Assim como os demais ERA, o 3º ERA tinha a atribuição de formar os pilotos operacionais da Aviação de Reconhecimento e Ataque, o que incluía não só a transição para a aeronave T-6 (já que os pilotos oriundos da Academia da Força Aérea haviam sido treinados nos Cessna T-37C, a jato), bem como no uso dos T-6 como aeronave de combate, incluindo o bombardeio picado, nivelado e rasante, o lançamento de foguetes e o tiro com metralhadoras.

Os ERA tinham como uma de suas principais características a capacidade de operar em qualquer ponto do território Nacional, e o demonstraram não só em manobras de treinamento como de combate. Algumas das operações de treinamento nas quais o 3º ERA participou foram a “COMENDO PÓ” (juntamente com os 1º ERA e 2º ERA) e a “CARAJÁS” (juntamente com o 2º ERA).

O 3º ERA foi desativado pela Portaria nº 025/GM3, de 10 de novembro de 1972. Seu pessoal e material, juntamente com parte dos da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, constituirão o 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.

Bibliografia:

  1. A. Camazano A. História dos Esquadrões de Reconhecimento e Ataque. 2004.