3º/7º Grupo de Aviação – Esquadrão “Netuno”

3º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação

O 3º/7º Grupo de Aviação foi ativado a 27 de setembro de 1990, na Base Aérea de Belém, onde encontra-se sediado atualmente.

Juntamente com o 1º/7º GAV e 2º/7º GAV, o Esquadrão desempenha as missões de patrulha marítima – detecção, localização, identificação e neutralização de objetivos navais inimigos – sendo equipado atualmente com aeronaves P-95BM Bandeirante Patrulha.

No dia 27 de setembro de 1996, o 3º/7º GAV completou, em apenas seis anos de existência, 10.000 horas de voo. Naquele ano, o Esquadrão venceu pela terceira vez consecutiva o torneio da Reunião da Aviação de Patrulha, arrebatando definitivamente, pela primeira vez desde a sua criação, o tão cobiçado troféu.

O Esquadrão “Netuno” participa diariamente da “Operação Atlântico”, em coordenação com unidades navais da Marinha do Brasil, fiscalizando o tráfego de embarcações mercantis e pesqueiras; essas missões tem por objetivo “evitar a dispersão de divisas da Nação, proteger a fauna marítima da pesca predatória e o meio ambiente da poluição causada por produtos transportados ou lançados ao mar irregularmente”.

O 3º/7º GAV participa ainda de inúmeras manobras e operações aeronavais, tais como TROPICALEX, TEMPEREX, DRAGÃO, DEPORTEX e UNITAS.

Bibliografia:

  1. Base Aérea de Belém. Retrospectiva 1996.