1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – Esquadrão “Falcão”

1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque, 1979-1980.

O 1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 1º EMRA foi criado pelo Decreto nº 66.314, em 13 de março de 1970, e ativado pela Portaria nº 025/GM3, de 10 de novembro de 1972, com sede na Base Aérea de Belém. Seu pessoal e material eram oriundos do 1º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 1º ERA e de uma parte da 3ª Esquadrilha de Ligação e Observação – 3ª ELO, sediados na Base Aérea de Canoas, bem como de uma parte da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação – 1ª ELO. O 1º EMRA tinha por missão o emprego em missões específicas de cooperação na manutenção da segurança interna e, em comum aos demais EMRAs, empregava tanto aviões como helicópteros (daí a designação “Misto”).

 

1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (1973-1976).

1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (1973-1976).

1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (1976-1979).
Primeiros emblemas utilizados pelo 1º EMRA.

Inicialmente, o 1º EMRA utilizou as aeronaves North-American T-6D/G e os Cessna L-19A/E Bird Dog, estes últimos oriundos das 1ª ELO e 3ª ELO; eventualmente, o 1º EMRA passaria a operar todos os L-19 da FAB. Outras aeronaves utilizadas foram os helicópteros Bell UH-1H Huey e os aviões Neiva T-25A/C Universal e EMBRAER EMB.810 U-7 Sêneca.

Dentre as inúmeras missões desempenhadas pelo 1º EMRA, destacam-se aquelas em apoio ao Projeto Dinamização da Cartografia – DINCART, o qual teve por objetivo a confecção de cartas de navegação atualizadas, cobrindo todo o Brasil, e que muito colaborou para o desenvolvimento do país.

O 1º EMRA foi redesignado como 1º/8º Grupo de Aviação, pela Portaria nº 239/GM3, de 9 de setembro de 1980.

Bibliografia:

  1. A. Camazano A. História dos Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque. 2004.