Grupo Especial de Inspeção em Voo

Grupo Especial de Inspeção em Voo

O Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV, subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, foi criado em abril de 1973.

Sediado no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, o GEIV é responsável pelo funcionamento, vigilância e fiscalização dos aparelhos de auxílio à navegação aérea. Tais missões são necessárias para se garantir que esses aparelhos estejam transmitindo informações de voo àquelas aeronaves que se encontrem sob seu controle de forma precisa.

Tendo utilizado anteriormente aviões do tipo EC-45T (Beechcraft H-18S) e EC-47 (Douglas C-47), atualmente foi equipado com aviões EU-93 (BAe HS-125), EU-93A (Hawker 800XP) e EC-95B e EC-95C (EMB-110 Bandeirante). O GEIV dispõe ainda de um laboratório de calibragem, onde são feitas a manutenção e a calibragem das consoles de inspeção em voo, as quais equipam as suas aeronaves.

Cobrindo todo o território brasileiro e o de algumas nações vizinhas, que solicitam seus serviços, as missões de inspeção em voo levadas a cabo pelo GEIV são dos seguintes tipos: avaliação de local (determinação do lugar ótimo – juntamente com as Divisões de Tráfego Aéreo, Cartografia e Engenharia – para instalação de um novo equipamento de auxílio, em função das peculiaridades do terreno), homologação (ao ser instalado o equipamento), periódica (realizada a intervalos regulares, para acompanhamento do desempenho do equipamento), vigilância (realizada entre as inspeções periódicas) e especial (em casos de urgência, falha de equipamento ou retorno à operação de equipamento).

Atualmente, o GEIV opera os aviões-laboratório IU-50, baseados nos jatos executivos Embraer Legacy 500.

Bibliografia:

  1. Tecnologia e Defesa, Ano 11, Nº 60, 1994.