Base Aérea de Manaus

Base Aérea de Manaus

Em 8 de dezembro de 1953 foi criado o Destacamento de Base Aérea de Manaus, a fim de estabelecer um ponto de apoio para as operações da FAB na Região Amazônica (principalmente para as linhas do Correio Aéreo Nacional). Após quase duas décadas, foi extinto o Destacamento no dia 24 de março de 1970, com a criação da Base Aérea de Manaus – BAMN. Seu primeiro comandante foi o Cel.-Av. Moacir Carvalho Ayres.

Ativado simultaneamente com a BAMN, o 1º/9º Grupo de Aviação – Esquadrão “Arara” foi sediado por algumas semanas na Base Aérea de Belém – BABE, até a sua transferência para a BAMN no dia 17 de abril de 1970. Primeira unidade aérea lá sediada, o Esquadrão “Arara” é equipado com aeronaves C-115 Búfalo, realizando missões de transporte de tropas e logístico.

Em 9 de janeiro de 1981, a BAMN recebeu sua segunda unidade aérea, o 7º/8º Grupo de Aviação – Esquadrão “Harpia”. Oriundo do 1º/8º Grupo de Aviação, atualmente sediado na BABE, o Esquadrão “Harpia” é equipado com helicópteros UH-1H.

No dia 4 de julho de 1983 foi criado o 7º Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão “Cobra”, sediado na BAMN, a fim de desempenhar missões de transporte aéreo na região, equipado com aeronaves C-95B Bandeirante.

Além das três unidades aéreas da FAB, a BAMN também abriga o 4º Esquadrão de Aviação do Exército, o qual é equipado com helicópteros HM-1 Pantera e Sikorski S-70A-36.

Em dezembro de 2010, a BAMN passou a abrigar os F-5EM do 1º/4º GAV, transferido da Base Aérea de Natal.

Inicialmente subordinada ao extinto Núcleo da Força Aérea de Transporte Militar, atualmente a BAMN é subordinada ao VII Comando Aéreo Regional, com sede em Manaus. Presença marcante na Amazônia, a BAMN desenvolve trabalho pioneiro na defesa e desenvolvimento da região.

* Agradecimentos à BAMN e ao Cap.-Inf. R. Hebmuller pela colaboração na preparação desta página.

Bibliografia:

  1. Histórico da Base Aérea de Manaus.
  2. Aviação Militar na América Latina. In: “Flap”, Nº 298, Ano 34.