4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – Esquadrão “Dragão”

4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque

O 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque – 4º EMRA foi criado pelo Decreto nº 66.314, em 13 de março de 1970, e ativado pela Portaria nº 014/GM3, de 19 de julho de 1971, com sede na Base Aérea de Santa Maria, tendo sido o primeiro esquadrão desse tipo a ser formado na FAB. O 4º EMRA era composto por pessoal e material oriundos de parte do 1º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 1º ERA e de parte da 3ª Esquadrilha de Ligação e Observação – 3ª ELO e de uma esquadrilha oriunda do Centro de Instrução de Helicópteros, sediado em Santos – SP. Apenas um ano depois, a Portaria nº 025/GM3, de 10 de novembro de 1972, determina a redenominação do 4º EMRA para 5º EMRA, a fim de se manter a numeração de acordo com a Zona Aérea à qual o Esquadrão encontrava-se localizado, no caso a 5ª Zona Aérea, com sede em Canoas – RS.

A segunda unidade a ser designada como 4º EMRA foi ativada pela Portaria nº 016/GM3, de 13 de setembro de 1973, com sede na Base Aérea de São Paulo. Seu pessoal e material eram oriundos do 2º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 2º ERA. O 4º EMRA tinha por missão o emprego em missões específicas de cooperação na manutenção da segurança interna e, em comum aos demais EMRAs, empregava tanto aviões como helicópteros (daí a designação “Misto”).

Inicialmente, o 4º EMRA utilizou as aeronaves North-American T-6D/G. Outras aeronaves utilizadas foram os helicópteros Bell UH-1H Huey e os aviões Neiva L-42 Regente ELO e EMBRAER EMB.326GB AT-26 Xavante.

O 4º EMRA alcançou um ótimo desempenho durante as operações denominadas “MANOBRA REAL”, de 1976, 1977 e 1978, empregando com eficiência seus AT-26. O 4º EMRA também participou ativamente dos projetos RADAM-BRASIL (para a realização de levantamentos estratégicos na Região Amazônica nas áreas de mineração e botânica) e Dinamização da Cartografia – DINCART (para elaboração de cartas de navegação atualizadas cobrindo todo o Brasil), que em muito contribuíram para o desenvolvimento do país.

No início de 1979, os caças AT-26 do 4º EMRA foram destinados ao 3º/10º Grupo de Aviação. Em 9 de setembro de 1980, através da Portaria nº 239/GM3, o 4º EMRA foi desativado; seus helicópteros UH-1H foram transferidos para o 1º/11º Grupo de Aviação e os seus aviões L-42, juntamente com os do 3º EMRA, foram transferidos para o recém ativado 1º/13º Grupo de Aviação.

Bibliografia:

  1. A. Camazano A. História dos Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque. 2004.