Cruz de Aviação

Instituída em 10 de abril de 1945 pelo Decreto-Lei Nº 7.454, a fim de agraciar aqueles membros de tripulações de aeronaves da FAB e de nações Aliadas que tenham cumprido com eficiência as missões de guerra a eles atribuídas.

Cruz de Aviação, Fita A.

Cruz de Aviação, Fita B.

A Cruz é concedida com a fita “A” para aqueles agraciados que tenham feito jus à mesma no Teatro de Operações da Itália; e com a fita “B” para aqueles agraciados que tenham feito jus à mesma no Teatro de Operações do Atlântico Sul.

Para cada 20 missões completadas, o agraciado tem direito a colocar uma estrela sobre a fita; cada grupo de 5 estrelas é substituído por uma palma de bronze.

A medalha é em bronze oxidado, com a forma de uma cruz pátea estilizada; a cruz é carregada a um disco filetado, com o emblema da FAB sobre o mesmo, em relevo, ao centro; no reverso do disco, a inscrição “Cruz de Aviação” em relevo, ao topo do disco, e “FAB” no exergo.

A cruz é ligada a uma barreta na forma de asas estilizadas, pendendo da fita em branco, com dois frisos em azul-rei nas bordas laterais.

Bibliografia:

  1. “Medalhística Aeronáutica Brasileira”, Gabinete do Ministro da Aeronáutica, Brasília, 1998.