Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento

Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento – PARA-SAR

O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento foi criado em 1973 na Base Aérea dos Afonsos. Atualmente, ele é sediado na Base Aérea de Campo Grande, operando em conjunto com o 2º/10º Grupo de Aviação.

Em 1943, na antiga Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, surge a figura ímpar de Achile Garcia Charles Astor, instrutor de ginástica acrobática e paraquedismo aos cadetes da Aeronáutica, sendo o responsável pela introdução de tal modalidade em nosso País.

Nessa época, Charles Astor contava com a colaboração de um grupo de militares da FAB, porém com formação civil de paraquedismo no Aeroclube do Brasil. Esse esporte foi ganhando adeptos e atraindo a atenção dos cadetes, que o admiravam pelas façanhas que fazia ao saltar das asas das aeronaves, utilizando-se de um paraquedas confeccionado por ele mesmo.

Tendo em vista a utilização mundial dessa modalidade na segurança e na prevenção de acidentes aeronáuticos, a então Diretoria de Rotas Aéreas – DR (atual DEPV), iniciou estudos para a criação de um segmento com essa responsabilidade na Força Aérea, ou seja, de uma maneira direta a criação do PARA-SAR.

Assim, por iniciativa de tal Diretoria, um grupo de voluntários se reuniu nas instalações da antiga Escola de Aviação Militar e passou a atuar em acidentes e em diversas situações especiais.

Essa experiência proporcionou que em 02 de setembro de 1963, fosse criada a 1ª Esquadrilha Aeroterrestre de Salvamento. O nome PARA-SAR, apesar de ter nascido bem antes da própria Esquadrilha, nunca chegou a ser o nome oficial da Unidade, sendo, porém, a designação mais antiga e tradicional do paraquedista operacional em salvamento e resgate da Força Aérea.

Em 20 de novembro de 1973, a Esquadrilha é extinta, sendo criado o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento – EAS, com a incumbência de realizar a formação dos paraquedistas da FAB, a instrução e o adestramento das Equipes de Resgate dos Esquadrões de Helicópteros, a instrução de salto semiautomático dos cadetes e o cumprimento de inúmeras missões especiais.

Um PARA-SAR é o militar brevetado como paraquedista militar e que, após concluir um curso de especialização, está habilitado a desempenhar missões de salvamento e resgate. Ele é treinado em montanhismo, mergulho, sobrevivência e primeiros-socorros, dentre outros.

Seu código – PASTOR. Sempre pronto para o resgate!

* Agradecimentos ao Cel.-Av. A. Camazano A. pela colaboração na preparação desta página.