Piper L-4H Cub

O Piper L-4 Cub era uma aeronave empregada para tarefas de ligação,  observação e regulagem de tiro de artilharia, desenvolvida a partir do Piper J-2 Cub. Durante a II Guerra Mundial, 6.153 exemplares foram produzidos nos EUA, sendo utilizadas em todos os teatros de operações, pela US Army Air Forces, US Navy e US Marine Corps. O L-4 também foi usado por nações aliadas.

NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

A 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, unidade aérea da FAB ligada à Força Expedicionária Brasileira, recebeu dez exemplares do L-4H em 20 de junho de 1944, os quais foram matriculados FAB 1 a FAB 10, usando o número pintado na cauda.

L-4 FAB 02 da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação em missão na Itália, 1945 (Arquivo A. Camazano A.)

Durante praticamente 200 dias de operação, a 1ª ELO realizou 684 missões, fazendo a regulagem de tiro para as baterias de artilharia da FEB e dos V Exército Norte-Americano e do 8º Exército Britânico.

Linha de voo dos L-4 na Itália (Arquivo A. Camazano A.)

Com o final da guerra, a 1ª ELO foi desativada por ordem do comandante da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária do Exército Brasileiro (EB), ainda no teatro de operações da Itália. O seu efetivo voltou ao Brasil junto com o pessoal do 1º Grupo de Aviação de Caça, e suas aeronaves foram desmontadas e levadas ao Brasil por via marítima, onde ficaram por quase dez anos armazenadas num depósito do EB.

Entre 1954 e 1955, essas aeronaves foram remontadas pelo Exército e receberam as matrículas EB-001 a EB-010, usando o emblema do EB utilizado na época (o Cruzeiro do Sul em branco de dentro de um anel vazado, também em branco) nas asas. Em 1955, eles foram devolvidos à FAB, tendo recebido as matrículas FAB 3070 a 3079.

L-4 EB 001 (via A. Camazano A.)
L-4 EB 006 (via A. Camazano A.)

Os L-4H foram destinados novamente à 1ª ELO, reativada em 12 de dezembro de 1955, sendo utilizados por aquela unidade até 1958. Os L-4H foram descarregados do inventário da FAB em 1959.

L-4 pintado como o FAB 01 da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, em exposição no MUSAL (foto A. Camazano A.)

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Piper L-4H)

  • Motor: Um Continental O-170-3 de 65 HP
  • Envergadura: 10,74 m
  • Comprimento: 6,70 m
  • Altura: 2,03 m
  • Superfície alar: 16,62 m2
  • Peso: 331 kg (vazio); 553 kg (máximo)
  • Velocidade: 136 km/h (máxima)
  • Razão de ascensão: 108 m/min
  • Teto de serviço: 2.834 m
  • Alcance: 305 km
  • Tripulação: 2 (1 piloto e 1 observador)

Perfis

L-4H FAB 01, 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, Itália 1944-1945.
L-4H FAB 09 “Luly”, 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, Itália 1944-1945.
L-4H FAB 09 “Luly”, 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, Itália 1944-1945.
L-4H FAB 01, 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, Itália 1944-1945. O leme em verde e amarelo foi pintado após o término da guerra, ainda na Itália.
L-4 EB 006, Exército Brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

L-4 EB 001, Exército Brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

L-4 3070, 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.