Lockheed F-80C Shooting Star

F-80C 4214 Ouros Vermelho (Arquivo Rudnei Dias da Cunha).

O Lockheed P-80C Shooting Star foi a versão caça-bombardeiro do P-80, primeiro caça a reação norte-americano, desenvolvido durante a IIª Guerra Mundial. O primeiro vôo do P-80C realizou-se em 1º de março de 1948. Em junho do mesmo ano, a designação foi mudada para F-80C (de “Pursuit” para “Fighter”).

Os primeiros 238 F-80C (F-80C-1-LO e F-80C-5-LO) tinham a turbina Allison J33-A-23, de 4.600 lb de empuxo; os restantes 561 exemplares, F-80C-10-LO, eram equipados com a turbina Allison J33-A-35, de 5.400 lb de empuxo.

Os F-80C da U.S. Air Force foram usados na Coréia, onde se distinguiram em missões de ataque ao solo. O armamento era composto por seis metralhadoras M3, de 12,7mm, dispostas escalonadas no nariz, abaixo do radar de controle de tiro, além de bombas e até dezesseis foguetes de 5pol, instalados em pilones subalares, num total de 2.000lb de peso; tanques descartáveis de combustível eram instalados nas pontas das asas (de 230 galões, do tipo “Fletcher”, ou 265 galões, do tipo “Misawa”).

F-80C 4219, 1º/4º Grupo de Aviação (via N.L. Senandes).

Os primeiros F-80C chegaram ao Brasil em 13 de maio de 1958. Foram recebidas um total de 32 aeronaves, as quais receberam as matrículas FAB 4200 a FAB 4232. Os F-80C foram empregados exclusivamente pelo 1º/4º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Fortaleza, na missão de conversão operacional de caça.

F-80C 4200 (via A. Camazano A.)

Os F-80C foram utilizados pela FAB até 1967, sendo substituídos pelos Lockheed T-33A (os quais já eram utilizados pelo 1º/4º G Av desde 1957).

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Lockheed F-80C Shooting Star)

  • Motor: 1 turbojato Allison J33-A-23 de 4.600 lb de empuxo
  • Envergadura: 11,81 m
  • Comprimento: 10,49 m
  • Altura: 3,43 m
  • Superfície alar: 22,07 m2
  • Peso: 3.819 kg (vazio); 7.646 kg (máximo)
  • Velocidade: 956 km/h (máxima)
  • Razão de ascensão: 2.094 m/min
  • Teto de serviço: 14.265 m
  • Alcance: 2.220 km
  • Armamento: 6 metralhadoras Browning M3 de 12,7 mm; até 907 kg de bombas (explosivas/napalm) ou 12 foguetes HVAR de 127 mm.

Perfis

F-80C 4200; a aeronave do Comandante do 1º/4º GAv for perdida em um acidente durante o vôo de translado para o Museu Aeroespacial em 15 de agosto de 1973.
F-80C 4201, 1º/4º Grupo de Aviação.
F-80C 4214, 1º/4º Grupo de Aviação.

Bibliografia:

  1. J. Baugher, Lockheed P-80C Shooting Star. http://home.att.net/~jbaugher1/p80_6.html. Visitado em 15/12/2005.
  2. J.R. de Mendonça, F-80 Shooting Star. AERO, p.13-16. Setembro 1980.
  3. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.