North American T-28

T-28 0863, 2ª Esquadrilha de Ligação e Observação (via A. Camazano A.)

O North American T-28 Nomair foi desenvolvido como sucessor do North American T-6 Texan. A versão T-28A foi utilizado pela US Air Force; as versões T-28B e T-28C, dotadas de um motor mais potente e hélice tripá foram utilizadas pela US Navy (a versão T-28C era dotada de um gancho de parada para pousos em porta-aviões). A versão T-28D era uma modificação dos T-28A, dotada de oito pilones subalares para transporte de metralhadoras, bombas e foguetes, para uso em missões COIN (contra-insurreição), dos quais aproximadamente 400 foram produzidos e utilizados no Vietnã e no Congo. A empresa francesa Sud-Aviation converteu aproximadamente 140 T-28C para uso como aeronave de apoio aéreo aproximado, patrulha e reconhecimento, denominando-o como “Fennec”; o Armée de l’Air francês utilizou a aeronave em combate na Argélia. Um total de 1.194 T-28 foram produzidos.

Em 1963, a Marinha adquiriu 6 aviões North American T-28C, os quais foram modificados para a versão R-1, dotada de motor mais potente. Os T-28R-1 foram montados a bordo do Navio Aeródromo Leve “Minas Gerais”, equipando o 1º Esquadrão de Aviões Anti-Submarino.

Os T-28R-1 receberam as matrículas N-701 a N-706. Em novembro de 1963, os T-28R-1 foram os primeiros aviões brasileiros a realizarem as decolagens e pousos enganchados a bordo de porta-aviões. Apesar de serem aeronaves inadequadas para guerra antissubmarina, os T-28R-1 foram instrumentais no adestramento dos pilotos navais para o uso de aeronaves de asa fixa a bordo de um porta-aviões.

Com a proibição do uso de aeronaves de asa fixa pela Marinha, nos termos do Decreto nº 55.627, de 26 de janeiro de 1965, os cinco T-28R-1 remanescentes foram transferidos à Força Aérea Brasileira. Matriculados como FAB 0861 a FAB 0865, foram utilizados até 1972 pela 2ª Esquadrilha de Ligação e Observação, em missões de apoio à Marinha.

T-28 0862, 2ª Esquadrilha de Ligação e Observação (via A. Camazano A.)

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (North American T-28)

  • Motor: 1 motor radial de 9 cilindros Wright R-1820-56A de 1.350 hp
  • Envergadura: 12,21 m
  • Comprimento: 10,05 m
  • Altura: 3,86 m
  • Superfície alar: 24,89 m2
  • Peso: 2.913 kg (vazio); 3.741kg (máximo)
  • Velocidade: 549 km/h (máxima)
  • Razão de ascensão: 1.078 m/min
  • Teto de serviço: 10.820 m
  • Alcance: 1.696 km

Perfis

T-28 0862, 2º Esquadrilha de Ligação e Observação.
T-28 0863, 2º Esquadrilha de Ligação e Observação.
T-28 0865, 2º Esquadrilha de Ligação e Observação.

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.