EADS C-105A/SC-105 Amazonas

C-105A 2808 (foto Rudnei Dias da Cunha).

O EADS CASA C-295M é uma aeronave de transporte bimotora a turboélice, desenvolvida a partir do CASA/Nurtanio CN-235. Dotado de asa alta e rampa de carga traseira, é uma aeronave com ótima capacidade de carga e bom desempenho STOL (320m para aterrissagem e 670m para decolagem), capaz de operar em pistas semi-preparadas. O C-295 foi anunciado ao público em 1997 durante o Salão de Aeronáutica e Espaço de Paris, e o primeiro vôo foi realizado no ano seguinte. Os primeiros exemplares foram adquiridos pelo “Ejército del Aire” espanhol, o qual adquiriu 9 exemplares em 1999, sendo o primeiro entregue em 2001.

O C-295M é dotado de um painel de instrumentos eletrônico Thales TopDeck, compatíveis com equipamentos NVG (“night-vision goggles”), além de equipamentos de rádio HF/UHF/VHF; pode ser equipado, também, com equipamentos de auto-defesa como RWR e dispensadores de “chaff”/”flare”.

O Brasil adquiriu 12 exemplares em 2005. Designados como C-105A Amazonas pela FAB e matriculados FAB 2800 a 2811, os primeiros exemplares foram entregues em 2007 ao 1º/9º Grupo de Aviação, em substituição aos C-115 Búfalo.

Em 2008, a segunda unidade a receber o Amazonas foi o 1º/15º Grupo de Aviação. Uma das operações de destaque realizadas pelo C-105A 2804 do 1º/15º GAV foi a missão de evacuação aeromédica realizada em 2013, transportando 21 feridos no incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, bem como toda a equipe médica, até Porto Alegre.

No ano seguinte, foi a vez do 2º/10º Grupo de Aviação receber dois C-105A (FAB 2810 e 2811) equipados com um kit, instalado na cabine de carga, contendo dois assentos para os observadores de busca e salvamento e um armário de equipamentos. Em 2014, foram adquiridos três C295 configurados de fábrica para a missão de busca e salvamento. Um deles foi recebido em 2017 e outros dois, equipados com sonda de reabastecimento em voo, foram recebidos em 2019 e 2020. Essas três aeronaves são designadas como SC-105 e receberam as matrículas 6550 a 6552.

C-105A 2809, 1º/15º Grupo de Aviação (foto Leandro Casella).

SC-105 2810, 2º/10º Grupo de Aviação (foto A. Camazano A.)
SC-105 6550 (foto Força Aérea Brasileira – Cb Feitosa).

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (EADS C-105 AMAZONAS)

  • Motor: 2 turboélices Pratt&Whitney Canada PW127G de 2.645 SHP de empuxo
  • Envergadura: 25,81 m
  • Comprimento: 24,45 m
  • Altura: 8,66 m
  • Peso: 18.500 kg (vazio); 23.200 kg (máximo)
  • Velocidade: 474 km/h (máxima de cruzeiro)
  • Distância para decolagem: 670 m
  • Distância de aterrissagem: 320 m
  • Teto de serviço: 7.620 m
  • Alcance: 1.455 km com carga máxima; 2.150 km com 8.000 kg de carga; 4.167 km com 6.000 kg de carga; 4.969 km com 4.000 kg de carga.
  • Tripulação: 2.
  • Passageiros: Até 73 militares ou 48 paraquedistas equipados (130 kg cada) ou 27 macas com 4 enfermeiros.
  • Carga útil: 57 m3 de volume; até cinco pallets de 2,24 m X 2,74 m ou cinco veículos utilitários leves.

Perfis

C-105A 2800, 1º/9º Grupo de Aviação.
C-105A 2808, 1º/15º Grupo de Aviação.
SC-105 2810, 2º/10º Grupo de Aviação.
SC-105 6548, 2º/10º Grupo de Aviação.

Bibliografia:

  1. Air Force Technology – C-295 – Twin Turboprop Transport Aircraft. http://www.airforce-technology.com/projects/c295. Visitado em 18/10/2005.
  2. FLUG REVUE Aircraft Gallery: EADS CASA C-295. http://www.flug-revue.rotor.com/FRTypen/FRC-295.htm. Visitado em 18/10/2005.
  3. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.