Base Aérea de Boa Vista

Base Aérea de Boa Vista

A mais setentrional das bases da FAB, a Base Aérea de Boa Vista – BABV é presença marcante acima do Equador. Foi criada em 15 de maio de 1984 e ativada a 25 de outubro do mesmo ano, dentro da política de ocupação permanente do espaço amazônico pelo Ministério da Aeronáutica. Sua ativação representou um grande avanço para o estabelecimento da infraestrutura necessária às atividades da FAB na região.

A BABV tem como unidade aérea sediada o 1º/3º Grupo de Aviação – Esquadrão “Escorpião”, responsável pelo controle do espaço aéreo da região. Além disso, dado o isolamento da região, o desenvolvimento da mesma depende intrinsecamente do transporte aéreo; assim a BABV desempenha papel importantíssimo para a segurança do País, apoiando também as unidades do Exército desdobradas na região.

A BABV tem representada em seu escudo um garimpeiro, responsável pelo desenvolvimento da cidade que a abriga, sobre o sol nascente, com o gládio alado da FAB sobre o todo, significando a integração por ela trazida com as demais regiões do Brasil, desde seus primeiros voos à Amazônia.

* Agradecimentos à BABV e ao seu comandante, Cel.-Av. Antonio Fernando Cecchi pela colaboração na preparação desta página.