1º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – Esquadrão “Falcão”

1º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (2º emblema)

O 1º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – 1º ERA foi criado em 10 de março de 1970, tendo por sede a Base Aérea de Canoas. O pessoal e material eram oriundos das esquadrilhas de reconhecimento e ataque ERA-42 e ERA-51. O 1º ERA era subordinado à 1ª Força Aerotática – I FAT do Comando Aerotático – COMAT, subordinado ao Comando-Geral do Ar – COMGAR.

Os ERA eram equipados com aeronaves North-American T-6D/G, armados com metralhadora .30pol, bombas e foguetes. Assim como os demais ERA, o 1º ERA tinha a atribuição de formar os pilotos operacionais da Aviação de Reconhecimento e Ataque, o que incluía não só a transição para a aeronave T-6 (já que os pilotos oriundos da Academia da Força Aérea haviam sido treinados nos Cessna T-37C, a jato), bem como no uso dos T-6 como aeronave de combate, incluindo o bombardeio picado, nivelado e rasante, o lançamento de foguetes e o tiro com metralhadoras.

1º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (1º emblema)

O 1º ERA foi o único dos ERA a ter dois emblemas durante a sua existência; acima, o primeiro deles, usado de 1970 a 1971.

Os ERA tinham como uma de suas principais características a capacidade de operar em qualquer ponto do território Nacional, e o demonstraram não só em manobras de treinamento como de combate. Dentre muitas dessas, o 1º ERA participou, juntamente com o 2º ERA, da OPERAÇÃO “PAPAGAIO”. Executada nas cidades de Marabá e Xambioá, ambas localizadas no Estado do Pará, entre os dias 18 de setembro e 8 de outubro de 1972, constou no emprego real de aeronaves dos 1º e 2º ERA contra forças guerrilheiras do partido comunista do Brasil, lá estabelecidas, que tentavam criar um país comunista independente do Brasil e vinculado à União Soviética. Também participaram dessa Operação outras unidades da FAB e forças do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. As aeronaves dos ERA realizaram missões reais de bombardeio, de reconhecimento e de ataque, terminando com a total derrocada e aniquilação do movimento guerrilheiro.

O 1º ERA foi desativado pela Portaria nº 025/GM3, de 10 de novembro de 1972. Seu pessoal e material, juntamente com parte dos da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação e 3ª Esquadrilha de Ligação e Observação, constituirão, a partir de 15 de janeiro de 1973, o 1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.

Bibliografia:

  1. A. Camazano A. História dos Esquadrões de Reconhecimento e Ataque. 2004.