No ano de 1950, entraram em serviço na FAB aviões quadrimotores do tipo Boeing B-17G Flying Fortress, os quais foram utilizados em missões de busca e salvamento – SAR e reconhecimento aerofotográfico. Os B-17 receberam os números de série 5405 a 5411. A versão SAR, conhecida como SB-17G na US Air Force, tinha um radar de busca instalada numa torre no “queixo” da aeronave e transportava um bote salva-vidas, instalado externamente no seu ventre, o qual era lançado e caía no mar com o auxílio de um paraquedas.
Em 24 de janeiro de 1951 foi criado o Centro de Treinamento de Quadrimotores, sediado na Base Aérea do Galeão, a fim de proceder-se ao adestramento das equipagens. Em junho do mesmo ano o Centro foi transferido para a Base Aérea de Recife, passando os B-17 a realizar missões de busca e salvamento e fotografia aérea.
Em 15 de outubro de 1953 o Centro foi extinto e ativado o 1º/6º Grupo de Aviação e em 1954, mais sete B-17 foram recebidos, elevando a doze o número de B-17 em uso. No dia 20 de novembro de 1957, o 6º Grupo de Aviação foi ativado, com dois esquadrões componentes, ficando o 1º/6º GAV responsável pelas missões de busca e salvamento e o 2º/6º GAV, pelas de reconhecimento fotográfico e meteorológico.
Sendo as aeronaves da FAB com maior raio de ação, na época, os B-17 realizaram o suporte às atividades do IIIº/2º Regimento de Infantaria – “Batalhão Suez” – então integrante da Força de Emergência das Nações Unidas, na fronteira entre Egito e Israel. No período compreendido entre março de 1957 e maio de 1960, foram realizadas 24 viagens àquela região do globo, com os B-17 do 6º GAV operando a linha mensal do Correio Aéreo Nacional.
Também em 1958 a FAB recebeu quatorze Grumman SA-16 Albatroz para emprego em missões SAR. Todos os Albatroz foram operados exclusivamente pelo 2º/10º GAV, sediado na BASP. Os SA-16 receberam os números de série de 6528 a 6541 e foram desativados em 1980. Em seus 22 anos de serviço, completaram 50.000h de vôo, realizando 1.600 missões SAR e transportando mais de 1.500 pacientes.
Em 1965, começaram a chegar os primeiros Lockheed C-130 Hércules. Na versão SC-130E, dotado de janelas de maior área nas laterais da fuselagem, o Hércules foi usado pelo 1º/6º GAV para missões SAR. Posteriormente, os SC-130E foram transferidos para outros esquadrões de transporte da FAB. Mesmo assim, retiveram a missão secundária SAR, bem como os modelos da versão H, recebidos posteriormente. Os C-130 da FAB participaram das buscas realizadas para localizar o voo Air France 477, que desapareceu sobre o Atlântico Sul, em 01/06/2009.
Em 1967, a FAB recebeu quatro exemplares dos helicópteros Bell 205D, denominados SH-1D, os quais foram operados pelo 2º/10º GAV. Em 1979, os SH-1D foram elevados ao padrão UH-1H e continuaram sendo usados pelo 2º/10º GAV até a sua desativação em 2012, quando foram substituídos pelos H-36.
Uma versão específica do Embraer EMB.110 Bandeirante para missões SAR, o SC-95B, foi utilizada de 1980 a 2010 pelo 2º/10º GAV. Essa versão se destaca pela janela de observação oval, na parte traseira da fuselagem.
Em 2017, o 2º/10º GAV passou a operar o SC-105 Amazonas. Outros dois exemplares, configurados com sondas para REVO, foram recebidos em 2019 e em 2020. Os SC-105 já foram utilizados em diversas missões SAR, como por exemplo nas buscas pelo submarino argentino “San Juan”, em novembro de 2017.
A Aviação de Busca e Salvamento comemora suas atividades no dia 26 de junho.
Bibliografia:
- J. Baugher, Boeing B-17 Flying Fortress – Chapter 16: B-17. In: US Military Aircraft.
- J. Baugher, Boeing B-17 Flying Fortress – Chapter 28: Executive Transports, Water Bombers, Flying Museums. In: US Military Aircraft.
- J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
- N.F. Lavenère-Wanderley, “História da Força Aérea Brasileira”, 2ª Ed.
C. Lorch e J. Flores Jr., “Aviação Brasileira – sua história através da arte”, Action Editora, Rio de Janeiro, 1994. - F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.