O 2º/10º Grupo de Aviação foi criado em 6 de dezembro de 1957, na Base Aérea de São Paulo, com a missão precípua de realizar as operações de Busca e Salvamento pela Força Aérea Brasileira. O 2º/10º GAV foi sediado na Base Aérea de Florianópolis de 20/01/1972 a 30/01/1981. Desde então, tem por sede a Base Aérea de Campo Grande.
Em 1947, foi adaptado um aparelho PBY-5A Catalina para realizar aquelas missões, também conhecidas pela sigla SAR (“Search And Rescue”), e a especialização necessária às mesmas foi surgindo no âmbito da FAB, até que em 1957 foi criado o Esquadrão “Pelicano”, congregando-se em uma única unidade a responsabilidade pela sua execução.
O Esquadrão “Pelicano” operou de 1958 a 1981 os aviões bimotores anfíbios Grumman G-64 Albatroz. Esses aviões receberam as designações U-16, M-16, S-16 e SA-16 ao longo de sua longa e distinta carreira na FAB. O SA-16, matrícula ‘6529’, encontra-se atualmente preservado no Museu Aeroespacial. Por um breve período, o Esquadrão utilizou os P-95 Bandeirante Patrulha, passando então a utilizar uma versão específica para SAR do EMBRAER Bandeirante, conhecida por SC-95B.
Os helicópteros são aeronaves bastante úteis nas missões SAR, e o 2º/10º GAV empregou os Sikorski S-55 SH-19D até 1970, quando foram substituídos pelos Bell 205D SH-1D. Atualmente, é utilizado o modelo Bell 205H UH-1H.
Na execução de sua atividade, o “Pelicano” mantém em alerta suas equipagens, 24 horas por dia, prontas para saírem em missões onde não há margem para erros – pois vidas humanas estão em jogo. Treinadas exaustivamente, suas tripulações estão dispostas a se arriscarem, sempre que houver a mais remota possibilidade de salvamento das vítimas de acidentes.
O dia 26 de junho é comemorado como o Dia da Aviação de Busca e Salvamento pela FAB. Naquele dia, no ano de 1967, a tripulação do SA-16 ‘6539’ do 2º/10º GAV, localizou cinco sobreviventes junto aos destroços do avião C-47 ‘2068’, após onze dias de incessantes buscas, nas quais todo o efetivo do Esquadrão “Pelicano” foi engajado, contando ainda com o concurso de outras 33 aeronaves pertencentes a outras unidades da FAB.
Dentre as inúmeras missões efetuadas pelo 2º/10º GAV, destacam-se as de auxílio às vítimas do terremoto no Peru, em 1970; ajuda às populações de Tubarão-SC e Florianópolis-SC, durante as enchentes de 1971 e 1973, respectivamente; a busca da aeronave da VARIG acidentada em 1989, em meio à selva amazônica; salvamento no mar de quatro tripulantes de um avião monomotor Cessna, o qual naufragou ao largo da costa sul-brasileira; busca de sobreviventes do naufrágio do veleiro “Nagô”, ao largo do litoral catarinense, em 1995; busca dos sete tripulantes do barco pesqueiro “Verde Vale II”, localizados em um bote à deriva nas águas geladas no litoral rio-grandense, realizada com o auxílio de aeronaves F-5E do 1º/14º GAV e C-95 do 5º ETA.
Atualmente, o Esquadrão opera as aeronaves SC-105 Amazonas e os helicópteros H-60L Black Hawk.
Bibliografia:
- “Nascer de novo…”. In: Aerovisão, Ano XXI, Nº 182, Maio-Julho 1995.
- “E a lenda era verdade…”. In: Aerovisão, Ano XXI, Nº 186, Maio-Julho 1996.