O 2º/8º Grupo de Aviação foi criado no dia 9 de setembro de 1980, em substituição ao 2º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque, o qual havia sido ativado em 17 de abril de 1973. O esquadrão foi sediado inicialmente na Base Aérea do Recife.
Ao 2º/8º GAV é atribuída a missão de treinamento e formação de tripulações para o desempenho de missões de busca e salvamento (SAR) (incluindo aqui o resgate de tripulações abatidas sobre território hostil), operações aéreas especiais, ligação e observação e transporte aéreo. Desde sua criação, o 2º/8º GAV participou de atividades em conjunto com o Exército Brasileiro (levantamento cartográfico e pesquisa de recursos minerais na Amazônia) e com a FUNAI.
Um aspecto importante das atividades do 2º/8º GAV é o resgate de pessoas enfermas ou vítimas de desastres naturais, cooperando com as autoridades de defesa civil; para tanto, o esquadrão mantém em alerta o seu grupamento SAR.
Quando de sua ativação, o 2º EMRA operou aeronaves North American T-6 e, ao longo de seus sete anos de existência, veio a operar aeronaves de asa fixa – Neiva L-42 Regente e Neiva T-25A – quanto helicópteros – Bell OH-4 Jet Ranger e Bell UH-1H. O 2º/8º GAV também operou ambos tipos de aeronaves, sendo que quando de sua ativação, foram inicialmente utilizados aviões L-42, U-7A e helicópteros UH-1H (estes últimos permaneceram em serviço no esquadrão até 1989).
Em 1987 o esquadrão recebeu helicópteros Helibrás HB-350B Esquilo (designados UH-50), juntamente com os T-25C, recebidos na mesma época. Para o desempenho de suas missões, o UH-50 e o T-25C eram equipados com casulos de metralhadoras e foguetes.
Em 2010, o esquadrão recebeu os modernos helicópteros de ataque Mil Mi-35M, de fabricação russa, na sua nova sede, na Base Aérea de Porto Velho. Designados na FAB como AH-2 Sabre, esses helicópteros permitirão exercer um melhor poder de dissuasão na região amazônica.