O 3º/10º Grupo de Aviação foi criado em 24 de março de 1947, porém só veio a ser ativado em 10 de novembro de 1978, na Base Aérea de Santa Maria.
O Esquadrão “Centauro” utilizou inicialmente aeronaves AT-26 Xavante em missões de interdição, apoio aéreo aproximado e ataque ao solo. O 3º/10º GAV realiza costumeiramente manobras de treinamento com Forças Navais da Marinha do Brasil, de forma a garantir uma estreita cooperação em caso de guerra.
Após quase 20 anos de utilização dos AT-26, em 15 de janeiro de 1998 iniciou-se uma nova fase na história do 3º/10º GAV. Naquele dia, os dois primeiros AMX International A-1 foram entregues ao esquadrão, colocando-o em um outro patamar de capacidade.
O 3º/10º GAV foi o responsável pela formação de líderes da Aviação de Caça, até a introdução dos A-1 em serviço, quando transferiu essa responsabilidade ao 1º/4º GAV.
Seu código rádio, “Centauro”, é inspirado na figura mitológica de “Quiron”, o mais célebre dentre aqueles. As esquadrilhas componentes do 3º/10º GAV são denominadas segundo as três estrelas de maior grandeza da constelação Centauro – Alfa-Centauro, Beta-Centauro e Gama-Centauro.
Bibliografia:
- C. Lorch, “A Caça Brasileira – nascida em combate”, Action Editora, Rio de Janeiro, 1993.
- Histórico do 3º/10º Grupo de Aviação. Base Aérea de Santa Maria.