O gráfico abaixo mostra a evolução cronológica das Unidades Aéreas (UAé) da Força Aérea Brasileira no período de 1941 a 2022:
As barras na cor bege indicam que a Unidade Aérea, naquele período, estava desativada, sem ter sido extinta.
Siglas das UAé:
- ELO: Esquadrilha de Ligação e Observação;
- ERA: Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque (quando um número aparece após a sigla) ou Esquadrão de Reconhecimento e Ataque;
- EMRA: Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque;
- Gp Pat: Grupo de Patrulha;
- Gp BM: Grupo de Bombardeio Médio;
- Gp BL: Grupo de Bombardeio Leve;
- Gp Ca: Grupo de Caça;
- Gp Av Ca, GAVCA: Grupo de Aviação de Caça;
- GAV: Grupo de Aviação;
- ETA: Esquadrão de Transporte Aéreo;
- GT: Grupo de Transporte;
- GTT: Grupo de Transporte de Tropa;
- ALADA: Ala de Defesa Aérea;
- GDA: Grupo de Defesa Aérea;
- EAS: Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento;
- EDA: Esquadrão de Demonstração Aérea;
- GEIV: Grupo Especial de Inspeção em Voo;
- GTE: Grupo de Transporte Especial.
Um caso interessante na história das UAé da FAB foi a reorganização delas através do Decreto Nº 22.802, de 24 de março de 1947, que deu nova denominação ás UAé, além de estabelecer as sedes das mesmas. O decreto criou Grupos de Aviação, sem distinção de qual tipo de aviação (Bombardeio, Caça, Patrulha), renumerando-os desde o Norte até o Sul do País, sem considerar algum critério histórico que aconselhasse a manutenção de uma designação. Foi o que aconteceu com o 1º Gp Av Ca, unidade aérea que lutou na Itália em 1944 e 1945; ao entrar em vigor o decreto, ele passou a ser o 9º Grupo de Aviação.
Claro que essa mudança desagradou aos veteranos do 1º Gp Av Ca, que fizeram chegar ao ministro da Aeronáutica seu desgosto com a situação. Assim, quase dois anos após, o Decreto Nº 27.313, de 14 de outubro de 1949, trocou os nomes das UAé envolvidas: o 1º Grupo de Aviação passou a ser o 9º Grupo de Aviação e esse, por sua vez, voltou a ter a designação de 1º Grupo de Aviação de Caça.
Essas mudanças podem ser observadas no gráfico acima, localizando os anos de 1947 e 1949 e as barras correspondentes ao 1º GAVCA (com seus dois esquadrões) e ao 9º GAV.