Como decorrência da aquisição pela FAB das aeronaves Fairchild C-119G no início dos anos 60, o 1º GTT teve as suas responsabilidades ampliadas. Assim, o 2º/1º GTT é ativado em 10 de novembro de 1961, pela Portaria S-67/GM3, recebendo como dotação inicial as seis primeiras aeronaves Fairchild C-119G, “Vagões Voadores”, recém adquiridas nos Estados Unidos.
Os C-119G permaneceram em atividade no Esquadrão até novembro de 1974, ocasião que foram desativados por obsolescência, sendo substituídos pelos modernos quadrimotores Lockheed C-130H/KC-130H Hércules, os quais implementaram novo raio de ação ao Esquadrão, que passou a realizar missões para o exterior e a executar a nova tarefa de Reabastecimento em Voo – REVO, das aeronaves Northrop F-5E Tiger II, recém adquiridas pela FAB. Essa incumbência permaneceu até os anos 90, quando foi passada para o 1º/1º Grupo de Transporte – 1º GT, sediado na Base Aérea do Galeão.
Na atualidade, a Unidade está equipada com aeronaves Hércules C-130E, que estão em processo de modernização e transformação para a versão “H” nos Estados Unidos, e realiza tarefas de transporte aeroterrestre, transporte aéreo logístico e busca e salvamento de longo curso, principalmente no Oceano Atlântico.
Em 2018, o esquadrão foi desativado e seu efetivo foi absorvido numa esquadrilha do 1º GTT, durante o processo de entrada em serviço na FAB da aeronave de transporte multimissão KC-390.
* Agradecimentos ao Cel.-Av. A. Camazano A. pela colaboração na preparação desta página.