O 6º Esquadrão de Transporte Aéreo foi criado em 12 de maio de 1969 e ativado ao fim do ano na Base Aérea de Brasília. Inicialmente subordinado ao Comando de Transporte Aéreo (atualmente extinto), em 1973 o 6º ETA foi subordinado ao controle operacional do VI Comando Aéreo Regional, sediado em Brasília, DF.
O 6º ETA foi inicialmente equipado com aeronaves Douglas C-47, Beechcraft U-45T e Neiva U-42 Regente. Em 1970, foram recebidas as aeronaves Beech C-8 Queen Air 65B80, as quais foram utilizadas até 1973. De 1977 a 1993, o esquadrão utilizou a aeronave U-7 Sêneca em apoio ao Exército Brasileiro. Hoje em dia, utiliza as aeronaves C-95C Bandeirante, VC-97 Brasília e VU-9 Xingu, fabricadas no Brasil pela EMBRAER.
O 6º ETA desempenha missões de transporte militar, salvamento, de misericórdia e de apoio ao Correio Aéreo Nacional e a organizações civis e militares. Participou no resgate às vítimas do Boeing 737 da VARIG, acidentado na selva amazônica, bem como às vítimas da contaminação radioativa em Goiânia.
Além disso, colabora com as atividades do Grupo de Transporte Especial no transporte de personalidades nacionais e estrangeiras, tendo ao longo de sua existência transportado, entre outros, o Papa João Paulo II e o Presidente da República da África do Sul, Nelson Mandela.
O 6º ETA recebeu por duas vezes – em 1977 e em 1992 – o prêmio de segurança de voo, no âmbito das forças aéreas americanas.
* Agradecimentos ao Cel.-Av. A.R. Biasus pela colaboração na preparação desta página.
Bibliografia:
- “VI Comando Aéreo Regional – Base Aérea de Brasília”, Correio Braziliense. Suplemento Especial, 4 de dezembro de 1993. Brasília – DF.