Grupo de Transporte Especial

Grupo de Transporte Especial

O Grupo de Transporte Especial (GTE), subordinado ao Gabinete do Comando da Aeronáutica, tem por missão realizar o transporte aéreo do Presidente da República, Ministros de Estado, Secretários da Presidência da República, e autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário, bem como o Alto-Comando da Aeronáutica.

O GTE é formado por três esquadrões, sendo o 1º Esquadrão responsável por operar as aeronaves presidenciais; o 2º Esquadrão opera as aeronaves de asa fixa utilizadas para o deslocamento de autoridades civis e militares; e o 3º Esquadrão, opera os helicópteros.

Em 1938 a Aviação Militar do Exército adquiriu oito Lockheed 12A, os quais foram utilizados para o transporte do Presidente da República e outras autoridades civis e militares. Esses aviões foram transferidos para a FAB quando de sua criação em 1941, sob a designação UC-40.

A 4 de junho de 1941, através do Aviso n.º 22, foi criada a Seção de Aviões de Comando (SAC), subordinada ao Gabinete do Ministro da Aeronáutica (GABAER). Sediada no Campo do Calabouço, onde hoje se situa o Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, seu primeiro comandante foi o Cap.-Av. Nero Moura e era equipada com aviões VC-60 e VC-66 (Lockheed 18 Lodestar) e VC-45 (Beechcraft E-18S).

A SAC foi desativada pelo Aviso n.º 4, de 9 de janeiro de 1945, ficando o transporte de autoridades a cargo do 1º Grupo de Transporte (1º GT). O pessoal e material da SAC foram transferidos para o 1º GT em 9 de janeiro de 1945, pelo Decreto-Lei n.º 6.365.

Devido à transferência do 1º GT para a Base Aérea do Galeão, em 1º de agosto de 1952, a SAC é reorganizada em 1º de abril de 1952, sediada no Aeroporto Santos-Dumont.

A Seção foi redesignada Esquadrão de Transporte Especial em 31 de maio de 1954 e passou a ser subordinada diretamente ao Gabinete do Ministro da Aeronáutica. Em 31 de maio de 1954, através da Portaria n.º 265/GM2, a SAC é transformada em Esquadrão de Transporte Especial (ETE), subordinado ao GABAER.

No dia 27 de dezembro de 1956, através do Decreto n.º 40.626, o ETE é transformado em Grupo de Transporte Especial, formado por dois esquadrões.

No ano de 1957, o GTE era equipado com aviões C-47; nesse mesmo ano, a FAB adquiriu dois aviões turboélices Vickers Viscount (modelos V-742D e V-789D) os quais, designados VC-90, passaram a integrar o GTE no ano seguinte.

O GTE, bem como seu 1º Esquadrão, foi transferido para a nova capital federal, Brasília, quando da sua inauguração em 1960; o 2º Esquadrão, equipado com aeronaves C-47, C-45 e H-13J, permaneceu no Rio de Janeiro. Em 1967 os dois esquadrões reuniram-se em sua nova sede, a Base Aérea de Brasília.

O GTE entrou na era da aviação a jato no ano de 1968, quando recebeu dois BAC-111 One-Eleven (denominados VC-92) – utilizados para o transporte do Presidente da República – e os BAe HS-125 (VU-93), estes destinados ao transporte de Ministros e Secretários da República. Os VC-92 foram desativados em 1976 e substituídos por dois VC-96 (Boeing 737-200), os quais foram utilizados até 2010.

Novas aeronaves do tipo VU-35 (Gates LearJet) e VH-55 (HB-355 Esquilo Bi-turbina) foram incorporadas ao serviço no GTE em 1987. Nesse mesmo ano, o GTE recebeu um Embraer 120RT VC-97, matrícula FAB 2002, o qual foi utilizado brevemente, pois em 1988 ele foi transferido para o 6º Esquadrão de Transporte Aéreo.

Em 1998, o 2º Esquadrão do GTE recebeu um Gates Learjet VU-55C, o qual foi utilizado até 2014.

No dia 8 de julho de 2004, o GTE recebeu o helicóptero Aérospatiale AS332M1 VH-34, matrícula FAB 8740, transferido do 3º/8º GAV. Em 2005, foi recebido outro VH-34, o qual recebeu a matrícula FAB 8735 (anteriormente utilizada por um CH-34, acidentado em 29 de abril de 1994). Nesse mesmo ano, foi formado o 3º Esquadrão do GTE, dotado apenas de aeronaves de asas rotativas.

Ainda em 2005, foi recebido a aeronave presidencial Airbus ACJ VC-1A, o qual é operado pelo 1º Esquadrão.

A partir de 2008, o GTE recebeu exemplares da família de jatos regionais e executivos da Embraer: dois ERJ 145LR VC-99A (FAB 2526 e 2550), dois ERJ 135BJ VC-99B (FAB 2560 e 2561) e seis VC-99C (FAB 2580 a 2585). Essas aeronaves são empregadas pelo 2º Esquadrão.

Em 2008, foram recebidos dois helicópteros Eurocopter EC135 VH-35 (de matrículas FAB 8500 e 8501), para substituir os VH-55, os quais foram retirados de serviço do GTE no ano seguinte.

Em 2009, o GTE recebeu dois exemplares do Embraer 190PR VC-2, utilizados pelo 1º Esquadrão.

No ano de 2010, os VU-35 foram retirados de serviço no GTE.

Em 2012 e 2013, foram recebidos dois helicópteros Eurocopter EC-725 VH-36, de matrículas FAB 8505 e 8506.


1º Esquadrão do Grupo de Transporte Especial (GTE-1)

2º Esquadrão do Grupo de Transporte Especial (GTE-2)

3º Esquadrão do Grupo de Transporte Especial (GTE-3)
EsquadrãoAeronaves
1º Esquadrão (GTE-1)VC-1
VC-2
2º Esquadrão (GTE-2)VC-99A
VC-99B
VC-99C
3º Esquadrão (GTE-3)VH-35
VH-36

 

Bibliografia:

  1. R.C. Mesquita, Missão GTE.
  2. N. Moura, “Um vôo na história”, FGV Editora, Rio de Janeiro, 1996.
  3. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.
  4. CONHEÇA OS AVIÕES EXECUTIVOS DA FAB. https://www.airway.com.br/conheca-os-avioes-executivos-da-fab/. Visitado em 06/01/2020.

  5. Revista Aniversário 80 Anos GTE.
error: Conteúdo protegido!!!