O Aérospatiale AS.332 Super Puma foi projetado a partir de 1974, a partir do Aérospatiale SA.330 Puma. As principais diferenças consistem no uso de um grupo motopropulsor mais potente, além da cauda, a qual é provida de uma quilha ventral, para melhorar a estabilidade direcional.
O primeiro protótipo voou em 13 de setembro de 1978 e os primeiros exemplares de produção foram entregues em 1981. Em 1982 começaram a ser entregues os primeiros exemplares da versão militar AS.332M, cuja cabine é 76cm mais longa, o que permite acomodar mais 4 soldados.
Em 1992, a empresa Eurocopter, resultado da fusão de várias empresas européias, incluindo a Aérospatiale, redesignou as versões militares do AS.332 Super Puma como AS.532 Cougar. As versões de fuselagem curta passaram a ser designadas como AS.532AC e AS.532UC (armadas e desarmadas, respectivamente); as de fuselagem longa, AS.532AL e AS.532UL; e as navais, todas de fuselagem curta, são as AS.532MC e AS.532SC (de busca-e-salvamento e ataque anti-submarino/anti-navio, respectivamente).
No Brasil
Empregados desde 1986 até o presente, a FAB recebeu inicialmente 10 aeronaves AS.332M Super Puma, os quais foram designados como CH-34 e matriculados FAB 8730 a 8739. Foram empregados inicialmente pelo 3º/8º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea dos Afonsos.
Em 20 de março de 1997, foi recebido um exemplar para missões de transporte VIP, da versão AS.332M1, o qual foi designado como VH-34 e recebeu a matrícula FAB 8740. Além de ser configurado internamente para tais missões, o VH-34 8740 tem um aparelho de ar-condicionado externo, situado atrás da cabine de pilotagem, à esquerda da fuselagem; a pintura também é a padrão VIP da FAB, com a fuselagem branca e uma faixa em azul na fuselagem.
Em 8 de julho de 2004, o VH-34 8740 foi transferido para o Grupo de Transporte Especial, a fim de melhor atender às missões de transporte de autoridades.
Três aeronaves foram acidentadas, FAB 8731, FAB 8735 e FAB 8737. Essas aeronaves foram recuperadas e recolocadas em serviço; o FAB 8735 foi convertido para missões de transporte VIP, sendo redesignado como VH-34 e recebido uma configuração similar ao do VH-34 8740, incluindo o aparelho de ar-condicionado externo. O VH-34 8735 foi entregue ao GTE em 2005.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Aérospatiale AS.332M Super Puma)
- Motor: 2 turboeixos Turboméca Makila 1A, de 1.780 shp
- Diâmetro do rotor: 15,60 m
- Comprimento: 16,29 m
- Altura: 4,92 m
- Peso: 4.200 kg (vazio), 8.700 kg (máximo)
- Velocidade: 280 km/h (máxima)
- Razão de ascensão: 528 m/min
- Teto de serviço: 4.600 m
- Alcance: 635 km
- Armamento: 2 metralhadoras MAG de 7,62mm, em reparos móveis nas portas.
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