Aérospatiale CH-33 Puma

CH-33 8705 desembarcando tropas de infantaria em vôo pairado (A. Camazano A.)

Projetado em resposta a uma necessidade do Exército Francês de um helicóptero médio de transporte de tropas, para uso em qualquer tempo, o Aérospatiale SA.330 Puma voou pela primeira vez em 15 de abril de 1965. O primeiro exemplar de produção em série voou em setembro de 1968.

Em 1967, o SA.330 foi selecionado pela Royal Air Force como seu helicóptero tático de transporte. Foram produzidos pela Westland 48 exemplares sob licença da versão SA.330E, designados pela RAF como Puma HC1. Outras versões foram produzidas sob licença pela Atlas, na África do Sul; pela ICA, na Romênia; e pela IPTN, na Indonésia.

A Aérospatiale encerrou a produção do SA.330 em 1987, com um total de 697 exemplares produzidos, tanto para uso civil como militar, em mais de 30 países.

No Brasil

Em 1981, entrou em serviço na FAB o primeiro de 6 exemplares da versão SA.330L, projetada para uso em clima quente. Designados como CH-33, receberam as matrículas FAB 8700 a 8705, e foram utilizados exclusivamente pelo 3º/8º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea dos Afonsos.

Esquadrilha de CH-33 em voo (foto Força Aérea Brasileira).
CH-33 8703, 3º/8º Grupo de Aviação (foto A. Camazano A.)
CH-33 8705, 3º/8º Grupo de Aviação (foto A. Camazano A.)

O CH-33 foi empregado principalmente em missões de apoio ao Exército Brasileiro, transportando até 20 soldados equipados ou obuses e veículos leves, içados por um gancho ventral; outras missões realizadas foram a de busca-e-salvamento (SAR) e, também, o de transporte de autoridades (através da reconfiguração do interior com 8 assentos e um pequeno banheiro).

Em 1986, os seis CH-33 foram devolvidos à Aérospatiale, como parte do pagamento pelos Aérospatiale AS.332 Super Puma, adquiridos naquele ano para reequipar a FAB.

* Agradecimentos ao Cel.-Av. R1 Aparecido Camazano Alamino pela colaboração na preparação dessa página.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Aérospatiale SA.330L Puma CH-33)

  • Motor: 2 turboeixos Turboméca Turmo IVc, de 1.580 shp cada
  • Diâmetro do rotor: 15,08 m
  • Comprimento: 14,82 m
  • Altura: 5,14 m
  • Largura: 3,00 m
  • Peso: 3.590 kg (vazio), 7.400 kg (máximo)
  • Velocidade: 310 km/h (máxima)
  • Razão de ascensão: 672 m/min
  • Teto de serviço: 6.000 m
  • Alcance: 580 km
  • Armamento: 2 metralhadoras MAG de 7,62mm, em reparos móveis nas portas.

Perfis

CH-33 8700, 3º/8º Grupo de Aviação.
CH-33 8702, 3º/8º Grupo de Aviação.

Bibliografia:

  1. http://www.raf.mod.uk/equipment/puma.html. Visitado em 01/05/2006.
  2. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.
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