Bell 205D/H UH-1D/UH-1H Iroquois

Desenvolvido em 1960 a partir do Bell 204, o Bell 205 é um helicóptero utilitário usado em uma variedade de missões, como busca e salvamento, transporte de tropas e evacuação aeromédica, dentre outras.

Sete protótipos do Bell 205, designados como YUH-1D, foram adquiridos em julho de 1960 e diferenciavam-se das versões anteriores do UH-1 (modelo Bell 204) pelo rotor principal de maiores dimensões e uma fuselagem maior, capaz de acomodar de 12 a 14 soldados. A versão UH-1D era dotada de um motor de 1.100shp e entrou em serviço em 1963. Já a versão UH-1H, equipada com um motor Lycoming T53-L-13 de 1.400 shp, foi a mais numerosa, com 4.900 exemplares produzidos.

No Brasil

Os primeiros exemplares do Bell 205 foram adquiridos pela FAB em 1964. Foram recebidos inicialmente seis SH-1D (matrículas FAB 8530 a 8535), para utilização em missões de busca e salvamento (SAR) pelo 2º/10º Grupo de Aviação, e oito UH-1D (matrículas FAB 8536 a 8543), os quais foram empregados inicialmente pelos Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque.

SH-1H 8680 (via A. Camazano A.)
SH-1D 8532 (via A. Camazano A.)

Em 1972, chegaram os primeiros de 34 exemplares do UH-1H, os quais receberam as matrículas FAB 8650 a 8683. Dessas aeronaves, 26 (FAB 8650 a 8675) eram provenientes do US Army, enquanto as restantes oito (FAB 8676 a 8683) eram aeronaves que haviam sido previamente utilizadas pela Força de Defesa de Israel. Alguns dos SH-1D/UH-1D foram atualizados para o padrão UH-1H posteriormente.

UH-1H 8672, 1°/11° Grupo de Aviação (foto A. Camazano A.)
UH-1H 8662, 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (foto A. Camazano A.)
UH-1H 8667, 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (foto A. Camazano A.)
UH-1H 8657, 1º/8º Grupo de Aviação (foto Ricardo Hebmüller).
UH-1H 8650, 1º/8º Grupo de Aviação (foto Ricardo Hebmüller).
UH-1H, 5º/8º Grupo de Aviação (foto Rudnei Dias da Cunha).

Em 1996, foram adquiridos mais 20 exemplares do UH-1H, usados, do US Army. Matriculados FAB 8684 a 8703, esses helicópteros foram distribuídos aos 1º/8º Grupo de Aviação, 5º/8º Grupo de Aviação e 7º/8º Grupo de Aviação. Essas aeronaves são dotadas de equipamento NVG (“night-vision goggles”), o que permite sua operação à noite.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Bell 205H Iroquois UH-1H)

Perfis:

SH-1D 8530. 2º/10º Grupo de Aviação.
SH-1D 8531. 2º/10º Grupo de Aviação.
SH-1D 8531. 2º/10º Grupo de Aviação, 1967.
SH-1D 8532. 2º/10º Grupo de Aviação.
SH-1D 8532. 2º/10º Grupo de Aviação (2º padrão de pintura).
UH-1D 8540, 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
UH-1D 8543, 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
UH-1D 8538, 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
UH-1H 8533, 3º/8º Grupo de Aviação.
UH-1H 8652, 1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque,
UH-1H 8652, 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque,
UH-1H 8659, 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque,
UH-1H 8659, 1º/8º Grupo de Aviação.
UH-1H 8659, 5º/8º Grupo de Aviação.
UH-1H 8662, 3º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
UH-1H 8662, 1º/8º Grupo de Aviação.
UH-1H 8664, 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque,
UH-1H 8666, 1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque,
UH-1H 8666, 7º/8º Grupo de Aviação.
SH-1H 8680, 2º/10º Grupo de Aviação.
UH-1H 8662, 1º/8º Grupo de Aviação.
UH-1H 8666, 7º/8º Grupo de Aviação.
UH-1H 8690, 7º/8º Grupo de Aviação.

 

Bibliografia:

  1. J. Flores Jr., “Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 – 2015”, Action Editora, Rio de Janeiro, 2015.
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