Desenvolvido em 1960 a partir do Bell 204, o Bell 205 é um helicóptero utilitário usado em uma variedade de missões, como busca e salvamento, transporte de tropas e evacuação aeromédica, dentre outras.
Sete protótipos do Bell 205, designados como YUH-1D, foram adquiridos em julho de 1960 e diferenciavam-se das versões anteriores do UH-1 (modelo Bell 204) pelo rotor principal de maiores dimensões e uma fuselagem maior, capaz de acomodar de 12 a 14 soldados. A versão UH-1D era dotada de um motor de 1.100shp e entrou em serviço em 1963. Já a versão UH-1H, equipada com um motor Lycoming T53-L-13 de 1.400 shp, foi a mais numerosa, com 4.900 exemplares produzidos.
No Brasil
Os primeiros exemplares do Bell 205 foram adquiridos pela FAB em 1964. Foram recebidos inicialmente seis SH-1D (matrículas FAB 8530 a 8535), para utilização em missões de busca e salvamento (SAR) pelo 2º/10º Grupo de Aviação, e oito UH-1D (matrículas FAB 8536 a 8543), os quais foram empregados inicialmente pelos Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque.
Em 1972, chegaram os primeiros de 34 exemplares do UH-1H, os quais receberam as matrículas FAB 8650 a 8683. Dessas aeronaves, 26 (FAB 8650 a 8675) eram provenientes do US Army, enquanto as restantes oito (FAB 8676 a 8683) eram aeronaves que haviam sido previamente utilizadas pela Força de Defesa de Israel. Alguns dos SH-1D/UH-1D foram atualizados para o padrão UH-1H posteriormente.