As aeronaves Embraer 145AEW&C e 145RS/AGS são derivadas do jato regional ERJ-145, para desempenhar missões de controle e alerta aéreo antecipado e de sensoriamento remoto.
O EMB-145AEW&C, designado como R-99A pela FAB, é dotado de um radar Doppler de varredura eletrônica ativa ERICSSON PS-890 ERIEYE, (operando na faixa S), ao invés da tradicional varredura mecânica (como os radares rotativos instalados em aeronaves como os Boeing E-3 Sentry); com isso, o radar é menor e permite, ainda, o rastreamento permanente de um alvo, ao contrário dos radares rotativos. O ERIEYE é instalado numa antena plana, sobre a fuselagem, e permite varredura permanente de 360° (apesar de ser mais eficiente em dois setores laterais de 150°), em figura de 8 em torno da aeronave. O alcance de detecção típico de uma aeronave das dimensões de um caça é superior a 350km. O ERIEYE tem uma capacidade secundária integrada de detecção e identificação de aeronaves (IFF). Na aeronave são instaladas ainda dispositivos de medidas eletrônicas de apoio (ESM), sistemas de comando e controle, processamento de dados, telas coloridas LCD, de comunicações e de transmissão de dados digitais (“datalink”). O sistema ERIEYE utiliza uma arquitetura aberta, com componentes eletrônicos e digitais disponíveis no mercado, o que facilita sua manutenção.
Já o EMB-145RS/AGS, designado como R-99B pela FAB, é dotado de uma baia ventral, a qual abriga um radar de abertura sintética produzido pela McDonald-Dettwiller, capaz de produzir imagens de altíssima resolução. Além disso, o R-99B dispõe de um digitalizador multiespectral e de uma câmera infra-vermelha AN/AAQ-22 Star Sapphire, para colher imagens térmicas, sistemas de detecção e extração de informações de comunicações e de dados eletrônicos (COMINT/ELINT) e um sistema de gravação e processamento de dados.
A FAB adquiriu, em 1997, cinco aeronaves R-99A (as quais receberam as matrículas FAB 6700 a FAB 6704) e três aeronaves R-99B (matrículas FAB 6750 a FAB 6752), as quais vem sendo utilizadas pelo 2º/6º Grupo de Aviação com muito sucesso em todas as missões atribuídas às mesmas. O primeiro exemplar a ser recebido foi o R-99A FAB 6701, em 24 de maio de 2002; todos os demais foram entregues até dezembro de 2003.
Em 2008, os R-99A foram redesignados como E-99, mais adequada à sua função de alerta aéreo antecipado, e os R-99B foram redesignados como R-99.
No ano de 2012, a FAB deu início ao processo de modernização dos E-99. A principal modificação é a instalação do novo radar Ericsson ERIEYE-ER, com alcance de 723 km, com capacidade de detectar alvos aéreos, marítimos e terrestres. Além do radar, foram instalados novos sistemas de comunicação, IFF (“Identification Friend-or-Foe”), de SIGINT (“Signals Intelligence”) e de autoproteção.
A primeira aeronave modernizada, o E-99M 6702, fez seu primeiro voo em 16/08/2019 e foi entregue à FAB em 27/11/2020. Em 17/12/2020, foi a vez do segundo exemplar modernizado, o E-99M 6703 e, em 17/12/2021, foi entregue o E-99M 6700.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (EMBRAER EMB-145 AEW&C e RS/AGS – R-99)
- Motor: 2 turbofans Allison AE3007A1 de 7.426lb de empuxo
- Envergadura: 20,4 m
- Comprimento: 14,44 m
- Altura: 6,75 m
- Tripulação: Piloto e co-piloto e operadores de sistemas.
Perfis
Bibliografia:
- EMB-145 ERIEYE AIRBORNE EARLY WARNING AND CONTROL AIRCRAFT, BRAZIL. http://www.airforce-technology.com/projects/emb/. Visitado em 03/11/2005.
- J. Flores Jr., EMB 145/135 – O mestre de muitas missões. In: Revista Força Aérea, Ano 4 Nº 15, Jun/Jul/Ago 1999. Action Editora, Rio de Janeiro.
- Embraer entrega o primeiro E-99M. https://forcaaerea.com.br/embraer-entrega-o-primeiro-e-99m_atualizado/. Visitado em 12/01/2021.
- Esquadrão Guardião recebe o segundo E-99M. https://forcaaerea.com.br/esquadrao-guardiao-recebe-o-segundo-e-99m/. Visitado em 12/01/2021.