Embraer R-99A/R-99B/R-99/E-99/E-99M

As aeronaves Embraer 145AEW&C e 145RS/AGS são derivadas do jato regional ERJ-145, para desempenhar missões de controle e alerta aéreo antecipado e de sensoriamento remoto.

R-99A 6702,2º/6º Grupo de Aviação (foto Rudnei Dias da Cunha),
R-99A 6700 (foto Rudnei Dias da Cunha).

O EMB-145AEW&C, designado como R-99A pela FAB, é dotado de um radar Doppler de varredura eletrônica ativa ERICSSON PS-890 ERIEYE, (operando na faixa S), ao invés da tradicional varredura mecânica (como os radares rotativos instalados em aeronaves como os Boeing E-3 Sentry); com isso, o radar é menor e permite, ainda, o rastreamento permanente de um alvo, ao contrário dos radares rotativos. O ERIEYE é instalado numa antena plana, sobre a fuselagem, e permite varredura permanente de 360° (apesar de ser mais eficiente em dois setores laterais de 150°), em figura de 8 em torno da aeronave. O alcance de detecção típico de uma aeronave das dimensões de um caça é superior a 350km. O ERIEYE tem uma capacidade secundária integrada de detecção e identificação de aeronaves (IFF). Na aeronave são instaladas ainda dispositivos de medidas eletrônicas de apoio (ESM), sistemas de comando e controle, processamento de dados, telas coloridas LCD, de comunicações e de transmissão de dados digitais (“datalink”). O sistema ERIEYE utiliza uma arquitetura aberta, com componentes eletrônicos e digitais disponíveis no mercado, o que facilita sua manutenção.

R-99 6750 (via A. Camazano A.)
R-99B 6750 (foto A. Camazano A.)

Já o EMB-145RS/AGS, designado como R-99B pela FAB, é dotado de uma baia ventral, a qual abriga um radar de abertura sintética produzido pela McDonald-Dettwiller, capaz de produzir imagens de altíssima resolução. Além disso, o R-99B dispõe de um digitalizador multiespectral e de uma câmera infra-vermelha AN/AAQ-22 Star Sapphire, para colher imagens térmicas, sistemas de detecção e extração de informações de comunicações e de dados eletrônicos (COMINT/ELINT) e um sistema de gravação e processamento de dados.

A FAB adquiriu, em 1997, cinco aeronaves R-99A (as quais receberam as matrículas FAB 6700 a FAB 6704) e três aeronaves R-99B (matrículas FAB 6750 a FAB 6752), as quais vem sendo utilizadas pelo 2º/6º Grupo de Aviação com muito sucesso em todas as missões atribuídas às mesmas. O primeiro exemplar a ser recebido foi o R-99A FAB 6701, em 24 de maio de 2002; todos os demais foram entregues até dezembro de 2003.

Em 2008, os R-99A foram redesignados como E-99, mais adequada à sua função de alerta aéreo antecipado, e os R-99B foram redesignados como R-99.

No ano de 2012, a FAB deu início ao processo de modernização dos E-99. A principal modificação é a instalação do novo radar Ericsson ERIEYE-ER, com alcance de 723 km, com capacidade de detectar alvos aéreos, marítimos e terrestres. Além do radar, foram instalados novos sistemas de comunicação, IFF (“Identification Friend-or-Foe”), de SIGINT (“Signals Intelligence”) e de autoproteção.

A primeira aeronave modernizada, o E-99M 6702, fez seu primeiro voo em 16/08/2019 e foi entregue à FAB em 27/11/2020. Em 17/12/2020, foi a vez do segundo exemplar modernizado, o E-99M 6703 e, em 17/12/2021, foi entregue o E-99M 6700.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (EMBRAER EMB-145 AEW&C e RS/AGS – R-99)

  • Motor: 2 turbofans Allison AE3007A1 de 7.426lb de empuxo
  • Envergadura: 20,4 m
  • Comprimento: 14,44 m
  • Altura: 6,75 m
  • Tripulação: Piloto e co-piloto e operadores de sistemas.

Perfis

R-99A 6700, 2º/6º Grupo de Aviação.
E-99 6700, 2º/6º Grupo de Aviação.
E-99M 6702, 2º/6º Grupo de Aviação.
R-99B 6751, 2º/6º Grupo de Aviação.
R-99 6752, 2º/6º Grupo de Aviação.

Bibliografia:

  1. EMB-145 ERIEYE AIRBORNE EARLY WARNING AND CONTROL AIRCRAFT, BRAZIL. http://www.airforce-technology.com/projects/emb/. Visitado em 03/11/2005.
  2. J. Flores Jr., EMB 145/135 – O mestre de muitas missões. In: Revista Força Aérea, Ano 4 Nº 15, Jun/Jul/Ago 1999. Action Editora, Rio de Janeiro.
  3. Embraer entrega o primeiro E-99M. https://forcaaerea.com.br/embraer-entrega-o-primeiro-e-99m_atualizado/. Visitado em 12/01/2021.
  4. Esquadrão Guardião recebe o segundo E-99M. https://forcaaerea.com.br/esquadrao-guardiao-recebe-o-segundo-e-99m/. Visitado em 12/01/2021.
error: Conteúdo protegido!!!