Douglas C-47

O Douglas C-47 é a versão militar da aeronave de passageiros DC-3, a qual voou pela primeira vez em 17 de dezembro de 1935. A introdução em serviço do DC-3 revolucionou o transporte aéreo nos EUA, pois dispunha de uma cozinha a bordo e permitia, com apenas uma escala, realizar voos de uma costa a outra dos EUA.

O primeiro C-47 “Skytrain” foi entregue às US Army Air Forces em 23 de dezembro de 1941. O C-47 dispunha de um chão reforçado e era equipado com uma porta de carga na parte traseira da fuselagem, a qual permitia carregar a aeronave com cargas volumosas (até mesmo um jipe ou um canhão antitanque de 37mm).

A versão seguinte foi a C-47A, a qual dispunha de um novo sistema elétrico de 24 volts. Foi a versão mais construída, num total de 5.253 aeronaves. A versão C-47B foi equipada com dois turbocompressores para permitir o seu uso no teatro de operações da China-Birmânia-Índia, transportando carga ao longo dos Himalaias. Já a versão C-47D designava os C-47B modificados pela remoção dos turbocompressores, após a guerra.

Uma versão dedicada ao transporte de tropas foi o C-53 “Skytrooper”, o qual diferenciava-se do C-47 por apresentar uma porta de passageiros similar ao do DC-3, e pelo chão não-reforçado. Tanto os C-47 como os C-53 foram utilizados, no entanto, para o transporte de tropas, incluindo o lançamento de paraquedistas e reboque de planadores transportando infantaria leve.

As aeronaves DC-3 de uso civil, que foram confiscadas para uso militar, receberam as designações C-48, C-49 e C-50.

No Brasil

Os primeiros C-47A chegaram ao Brasil em 1945, tendo recebido as matrículas FAB 01 a FAB 10. Um total de 81 C-47A e C-47B foram operados pela FAB até 1983, matriculados como FAB 2009 a 2019, 2020 a 2053, 2055, 2056 e 2059 a 2092.

C-47 2017 (Arquivo A. Camazano A.)

Alguns dos primeiros C-47 recebidos pela FAB vieram camuflados em verde-médio e cinza-médio, enquanto outros foram recebidos em metal natural. Posteriormente, para reduzir o calor na cabine, os C-47 receberam uma pintura em branco nas partes superiores da fuselagem, com uma faixa em azul ao longo das janelas. Ao final da década de 1960, alguns deles receberam faixas em day-glo (laranja) no nariz e na fuselagem traseira. O esquema final de pintura usados pelos C-47 da FAB consistia da parte superior da fuselagem em branco e uma faixa em preto ao longo das janelas.

C-47 2014, 2º Grupo de Transporte (Arquivo A. Camazano A.)
C-47 2033, 1º Grupo de Transporte (Arquivo A. Camazano A.)

Os C-47 foram usados para transporte VIP pela FAB, dentre eles o FAB 2031 e o FAB 2052, inicialmente pela Seção de Aeronaves de Comando e depois pelo Esquadrão de Transporte Especial. Outros três dos C-47 usados pela FAB tinham matrículas da aviação civil (PT-BQX, PT-EDL e PT-FBR).

C-47 2052, Esquadrão de Transporte Especial (Arquivo A. Camazano A.)

Alguns foram modificados para o padrão EC-47, com a adoção de instrumentos de verificação de aerovias, empregados inicialmente pela Diretoria de Rotas e, posteriormente, pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo.

EC-47 2088 Diretoria de Rotas (Arquivo A. Camazano A.)
EC-47 2065 (via N.L. Senandes).

Os C-47 foram muito utilizados pela FAB no transporte logístico e no apoio às populações no Norte do Brasil, inclusive transportando alunos e professores do Projeto RONDON. Os C-47 também atendiam as missões do Correio Aéreo Nacional, e alguns tiveram instalados duas turbinas Turbomeca Palas embaixo das asas, para melhorar seu desempenho na travessia dos Andes.

C-47 2011, nas cores do 6º ETA (Arquivo A. Camazano A.)
C-47 2021, Parque de Aeronáutica de São Paulo (via N.L. Senandes).

Com o recebimento de aeronaves maiores e mais potentes para desempenhar as missões de transporte aéreo de maior alcance, como os Douglas C-54G e Douglas C-118, os C-47 passaram a equipar, em 1969, os Esquadrões de Transporte Aéreo, distribuídos ao longo do Brasil. Nesses esquadrões, os C-47 em uso até a sua substituição pelos EMBRAER C-95 Bandeirante, a partir da segunda metade da década de 1970.

C-47 2078, 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (Arquivo A. Camazano A.)
C-47 2033, 5º Esquadrão de Transporte Aéreo, equipado com metralhadora .50 pol (Arquivo 5º Esquadrão de Transporte Aéreo).

O C-47 2033 foi modificado pelo 5º Esquadrão de Transporte com a instalação de uma metralhadora .50 pol na porta de carga, a fim de dar apoio de fogo à infiltração/exfiltração de tropas especiais.

C-47 2009, 1º Esquadrão de Transporte Aéreo (Arquivo Rudnei Dias da Cunha).

O último esquadrão a utilizar o C-47 foi 1º Esquadrão de Transporte Aéreo, até 1983, quando a aeronave foi finalmente retirada do serviço na FAB, após 38 anos de serviço.

* Agradecimentos ao Cel.-Av. R1 Aparecido Camazano Alamino pela colaboração na preparação dessa página.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Douglas C-47)

  • Motor Dois motores radiais de 14 cilindros Pratt&Whitney R-1830-92 de 1.200 HP.
  • Envergadura: 29,11 m
  • Comprimento: 19,43 m
  • Altura: 5,18 m
  • Superfície alar: 91,70 m2
  • Peso: 8.103 kg (vazio); 14.061 kg (máximo)
  • Velocidade: 370 km/h (máxima, a 2.680 m)
  • Razão de ascensão: 335,77 m/min
  • Teto de serviço: 7.315 m
  • Alcance: 6.115 km

Perfis

C-47 2009, 2º Grupo de Transporte.
C-47 2017, 2º Grupo de Transporte.
C-47 2012, 2º Grupo de Transporte.
C-47 2023, 2º Grupo de Transporte.
C-47 2048, 1º Grupo de Transporte; aeronave equipada com turbojato Turbomeca Palas sob as asas, para cruzar a Cordilheira dos Andes.
C-47 2063, 2º Grupo de Transporte.
C-47 2031, Esquadrão de Transporte Especial.
C-47 2052, Esquadrão de Transporte Especial.
C-47 2010, 5º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2018, 3º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2025, 2º/1º Grupo de Transporte.
C-47 2027, 4º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2045, 2º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2071, 6º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2092, 6º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2009, 1º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2021, Parque de Aeronáutica de São Paulo.
C-47 2024, 1º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2031, 5º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2032, Base Aérea de Campo Grande.
C-47 2077, 5º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2091, 4º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 2091, 5º Esquadrão de Transporte Aéreo.
C-47 PT-EDL.
C-47 PT-BQX.
C-47 PT-FBR, 1ª Ala de Defesa Aérea.
C-47A 2090, 1º Esquadrão de Transporte Aéreo.
EC-47 2089, Diretoria de Rotas.
EC-47 2088, Diretoria de Rotas.
EC-47 2088, Grupo Especial de Inspeção em Voo.

Bibliografia:

  1. L. Davis, “C-47 Skytrain in Action”, Aircraft Number 149, Squadron/Signal Publications, Carrollton, 1995.
  2. F.C. Pereira Netto, “Aviação Militar Brasileira 1916-1984”, Editora Revista de Aeronáutica, Rio de Janeiro, 1984.
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