O Douglas C-47 é a versão militar da aeronave de passageiros DC-3, a qual voou pela primeira vez em 17 de dezembro de 1935. A introdução em serviço do DC-3 revolucionou o transporte aéreo nos EUA, pois dispunha de uma cozinha a bordo e permitia, com apenas uma escala, realizar voos de uma costa a outra dos EUA.
O primeiro C-47 “Skytrain” foi entregue às US Army Air Forces em 23 de dezembro de 1941. O C-47 dispunha de um chão reforçado e era equipado com uma porta de carga na parte traseira da fuselagem, a qual permitia carregar a aeronave com cargas volumosas (até mesmo um jipe ou um canhão antitanque de 37mm).
A versão seguinte foi a C-47A, a qual dispunha de um novo sistema elétrico de 24 volts. Foi a versão mais construída, num total de 5.253 aeronaves. A versão C-47B foi equipada com dois turbocompressores para permitir o seu uso no teatro de operações da China-Birmânia-Índia, transportando carga ao longo dos Himalaias. Já a versão C-47D designava os C-47B modificados pela remoção dos turbocompressores, após a guerra.
Uma versão dedicada ao transporte de tropas foi o C-53 “Skytrooper”, o qual diferenciava-se do C-47 por apresentar uma porta de passageiros similar ao do DC-3, e pelo chão não-reforçado. Tanto os C-47 como os C-53 foram utilizados, no entanto, para o transporte de tropas, incluindo o lançamento de paraquedistas e reboque de planadores transportando infantaria leve.
As aeronaves DC-3 de uso civil, que foram confiscadas para uso militar, receberam as designações C-48, C-49 e C-50.
No Brasil
Os primeiros C-47A chegaram ao Brasil em 1945, tendo recebido as matrículas FAB 01 a FAB 10. Um total de 81 C-47A e C-47B foram operados pela FAB até 1983, matriculados como FAB 2009 a 2019, 2020 a 2053, 2055, 2056 e 2059 a 2092.
Alguns dos primeiros C-47 recebidos pela FAB vieram camuflados em verde-médio e cinza-médio, enquanto outros foram recebidos em metal natural. Posteriormente, para reduzir o calor na cabine, os C-47 receberam uma pintura em branco nas partes superiores da fuselagem, com uma faixa em azul ao longo das janelas. Ao final da década de 1960, alguns deles receberam faixas em day-glo (laranja) no nariz e na fuselagem traseira. O esquema final de pintura usados pelos C-47 da FAB consistia da parte superior da fuselagem em branco e uma faixa em preto ao longo das janelas.